Novo alerta: casos sintomáticos de Covid na China mais que triplicam em 24 horas

  • Robson Leite
  • Publicado em 13 de março de 2022 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Todos os nove distritos de Shenzhen interromperam os jantares em restaurantes e fecharam locais de entretenimento internos

A China continental registrou 1.807 novos casos sintomáticos de Covid-19 transmitidos localmente no sábado (12), mais do que o triplo do número de casos do dia anterior. As informações foram divulgadas pela Comissão Nacional de Saúde, neste domingo (13).

A contagem de casos da China é muito menor do que a de muitos outros países, mas o número crescente pode complicar a ambição de “liberação dinâmica” de Pequim de suprimir o contágio o mais rápido possível.

O aumento levou as autoridades de saúde a permitir que o público comprasse kits de autoteste pela primeira vez para ajudar a detectar infecções.

A província de Jilin, no nordeste do país, registrou 1.412 dos casos, representando 78% do total.

Medidas de proteção

O aumento “mostrou que algumas áreas locais, enfrentando um rápido aumento da epidemia, não tinham capacidade para expandir os recursos médicos, resultando em admissão limitada de infecções em instalações centralizadas dentro de um curto período de tempo”, disse um funcionário da província de Jilin em entrevista coletiva.

Segundo a CNN Brasil, todos os nove distritos de Shenzhen interromperam os jantares em restaurantes, fecharam locais de entretenimento internos e exigiram que as empresas tenham funcionários trabalhando em casa, se o trabalho remoto for possível, com exceções para setores essenciais.

O número de novos casos assintomáticos transmitidos localmente, que a China continental não classifica como casos confirmados, subiu para 1.315 no sábado, ante 1.048 no dia anterior, o quarto dia consecutivo de aumentos.


+ Saúde