Nova Estrela de Belém? Cometa pode ser observado nos céus de Franca nestes dias

  • Nene Sanches
  • Publicado em 26 de dezembro de 2021 às 15:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Astrônomos amadores realizaram alguns registros fotográficos nesta semana e orientam os interessados como encontrar o cometa

O Cometa Leonard, descoberto em janeiro deste ano, está visível no céu neste final de ano. Quem é amante da astronomia e está curioso em tentar encontrar o corpo celeste, deverá olhar, nas primeiras horas do anoitecer, a oeste – ou seja no lado onde o Sol se põe.

Porém, para conseguir melhor enxergar o cometa, será necessário o auxílio de alguma lente de aproximação, seja um binóculo ou telescópio, ou então uma câmera fotográfica com lente de ampliação, com teleobjetiva, com a qual é possível fazer fotos em que aparece a cauda do cometa.

Em várias cidades do interior de São Paulo os astrônomos amadores há semanas vinham tentado observar e fotografar o visitante do espaço, entretanto, a nebulosidade atrapalhou as buscas.

Mas alguns conseguiram alguns registros espetaculares, como um astrônomo da região de Campinas e outro na região de Barretos.

Estrela de Belém

“Não é nenhuma estrela de Belém, mas no céu deste Natal os curiosos poderão observar o cometa Leonard. Havia a grande perspectiva de que seria um cometa visível a olho nu neste final de ano. O astro é composto por gelos e emana gases e poeira que são lançados ao espaço, caracterizando um cometa com uma cabeça nebulosa e uma ou mais caudas de gases e poeira”, explicou o astrônomo amador Maurício Kaczmarech.

Aos interessados, o astrônomo amador orienta a olhar, com um binóculo e um mapa do céu, o horizonte oeste e tentar achar o ponto de luz. Ele explica que no Oeste, estão os planetas Vênus (mais baixo sobre o horizonte), Júpiter e Saturno, servem de referenciais na observação.

E ensina como obter o auxílio de um mapa do céu. Um bom mapa pode ser obtido no site Heavens Above, lembrando que deve se registrar a cidade onde o observador está e depois buscar ‘Cometa Leonard’ na lista de cometas. Será gerado um mapa que ajudará muito o observador.


+ Astronomia