Detran-SP oferece atendimento para pessoas com deficiência auditiva tirarem a CNH

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 29 de setembro de 2021 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Departamento disponibiliza prova adaptada no formato online com o auxílio de um intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Símbolo de que pessoa com deficiência auditiva está na direção de veículo

O Detran.SP retomou os exames teóricos de habilitação para pessoas com deficiência auditiva em todo o Estado de São Paulo.

A prova para candidatos com deficiência auditiva pode ser realizada de duas formas:

a) – por meio de uma plataforma virtual, onde a prova adaptada é aplicada à distância, por um intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Pró-Libras) que auxilia a leitura do candidato durante o exame.

b) – convencional, caso o aluno seja alfabetizado em língua portuguesa.

Na internet

A solicitação de agendamento da prova deve ser feita pelo candidato por intermédio do CFC onde realizou o curso ou em uma das unidades do Detran.SP ou Poupatempo.

Pelo www.detran.sp.gov.br também estão disponíveis informações em Libras para orientar o aluno sobre as etapas do processo de habilitação e também como requerer a prova adaptada com o auxílio de um intérprete.

Os exames teóricos para surdos estavam interrompidos desde março, por conta da suspensão do contrato para a realização da prova, que agora foi reativado.

Cerca de 100 alunos aguardam atualmente na fila para fazer os exames

“As ações em prol das pessoas com deficiência auditiva consolidam o compromisso do órgão na criação de uma política de atenção à acessibilidade, garantindo o direito do cidadão em obter sua CNH”, destaca Neto Mascellani, diretor- presidente do Detran.SP.

Processo de habilitação 

O processo de obtenção da CNH é o mesmo para todos os cidadãos. Isso inclui a realização de aulas e provas teórica e prática, além dos exames médico e psicotécnico.

Os candidatos com deficiência auditiva devem procurar uma autoescola credenciada pelo Detran.SP que ofereça a formação levando em conta a sua deficiência, com profissionais habilitados em Libras.

Na realização do exame prático, a prova é a mesma aplicada aos demais candidatos, com o mesmo percurso e critérios de avaliação, conforme determina a legislação federal. 

Levantamento realizado pela EPT (Escola Pública de Trânsito) referente ao curso de Reciclagem para poder voltar a dirigir demonstra que os surdos são mais prudentes no trânsito paulista.

Reciclagem

Dados de 2020 mostram que nenhum aluno realizou o exame de reciclagem para reabilitação. Já em 2019, apenas dois motoristas eram deficientes auditivos.

De acordo com Rosana Soares Néspoli, gerente da Escola Pública de Trânsito (EPT) do Detran.SP e responsável pelo atendimento a este público, a atitude preventiva dos deficientes auditivos no trânsito faz deles um dos segmentos de condutores com menos CNHs suspensas.

“Os condutores surdos costumam ser organizados e prevenidos. Planejam o trajeto antes de sair de casa. Devido à perda auditiva, eles têm a virtude de serem mais atenciosos no trânsito. Essa virtude é digna de nota e supera qualquer forma de preconceito”, disse.


+ Trânsito