No dia da Padroeira (08), Diocese de Franca celebra 50 anos de criação e instalação

  • Nene Sanches
  • Publicado em 5 de dezembro de 2021 às 19:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A missa de celebração do Jubileu de Ouro será presencial, mas poderá ser acompanhada pelas redes sociais da Catedral e da Diocese.

A Diocese de Franca vai aproveitar a celebração da Padroeira Nossa Senhora da Conceição, no dia 8 de dezembro, para celebrar também seu Jubileu de Ouro da criação e instalação canônica.

O anúncio foi feito pelo bispo Paulo Roberto Beloto, que publicou um vídeo no canal oficial da Diocese de Franca, e que também foi compartilhado no Youtube. (Veja abaixo)

A celebração religiosa será no dia  08 de dezembro, na missa das 10h30, na Catedral. A missa será presencial, mas poderá ser acompanhada pelas redes sociais da Catedral e da Diocese.

Segundo o bispo Paulo Roberto, será o momento de “expressar a gratidão a Deus e às pessoas que marcaram e marcam a história da Diocese de Franca”.

“Quo Aptius”

A Diocese de Franca foi criada no dia 20 de fevereiro de 1971, pela Bula “Quo Aptius”, do Papa Paulo VI. Logo depois, D. Diógenes Silva Matthes foi nomeado seu primeiro bispo. A instalação oficial aconteceu no dia 12 de junho de 1971.

O território da Diocese compreende 19 municípios da região Nordeste do Estado de São Paulo, abrangendo uma área de 6.721 quilômetros quadrados e uma população estimada em 625 mil pessoas.

A Diocese de Franca tem jurisdição sobre 43 paróquias desses 19 municípios.

Bispos

Apesar dos seus 50 anos de existência, foram poucos os bispos que escreveram seus nomes na história.

O primeiro bispo da Diocese de Franca, Dom Diógenes governou a igreja francana por mais de 30 anos, até a posse de Dom Caetano Ferrari, no dia 26 de novembro de 2006.

Pouco mais de três anos depois, no dia 21 de fevereiro de 2010, tomou posse Dom Pedro Luiz Stringhini, que ficou até o dia 15 de novembro de 2013.

Nesta data assumiu Dom Paulo Roberto Beloto, que completou 8 anos como bispo da Diocese de Franca.

Assista ao vídeo do bispo Paulo Roberto chamando para a celebração religiosa do dia 08 de dezembro:


+ Religião