Black Friday: Procon-SP recebe 261 reclamações nas primeiras horas

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 26 de novembro de 2021 às 15:00
  • Modificado em 26 de novembro de 2021 às 17:59
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Órgão de defesa do consumidor recebeu 261 reclamações relacionadas à data promocional; principal queixa é atraso ou não entrega

Procon-SP está atento à Black Friday e diz que vai autuar empresas e fornecedores que não cumprirem o prometido

O Procon-SP recebeu 261 reclamações de consumidores que tiveram problemas nas compras ou contratações na Black Friday.

A queixa mais relatada até a manhã desta sexta-feira (26/11) foi quanto a atraso ou não entrega de produto/serviço, um total de 67, que correspondem a 26% do total dos casos.

Como muitas empresas acabam ampliando a Black Friday para promoções na semana do evento ou até no mês, o consumidor que se antecipou nas compras já enfrenta problemas com a entrega do produto.

“Se esse é o seu caso, não perca tempo tentando contatar a empresa, faça logo uma reclamação no site do Procon-SP”, alerta Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP.

“Os fornecedores vão ter que cumprir o que prometeram ao consumidor, caso contrário o Procon-SP irá multar”, conclui.

Outros dos principais problemas relatados foram:

pedido cancelado após a finalização da compra (45 reclamações, 17% do total);

mudança de preço ao finalizar a compra (35 queixas, 13%);

maquiagem de desconto – quando o desconto oferecido não é real (33 casos, 13%);

produto ou serviço indisponível (20 casos, 8% do total).

Nas redes sociais, o Procon-SP recebeu um total de 209 consultas sobre o tema.


+ Economia