Natal chegando: como diferenciar os sintomas de Covid-19 e de uma gripe comum

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 24 de dezembro de 2022 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Nada melhor do que fazer o teste para entender se está com Covid ou não, já se isolando por cinco dias para não contaminar outras pessoas

Com tantas mudanças de tempo acontecendo, é normal que nosso corpo fique um pouco indisposto e começamos a nos sentir mais doentes, trazendo até uma gripe desagradável que pode ser facilmente confundida com o coronavírus.

Mas, em época de Natal e Ano Novo, não queremos que nada atrapalhe nossa celebração, o que nos faz pensar muitas vezes se o que estamos sentindo é de fato a Covid-19, ou apenas uma gripe comum.

Com sintomas parecidos, o professor Tim Spector, fundador do aplicativo Zoe Covid Study, disse de alguns dos principais sintomas da Covid-19, para termos em mente antes de qualquer coisa.

Entre eles estão as dores de cabeça, dor de garganta, fadiga, nariz escorrendo e muitos espirros. Os sintomas podem variar das cepas anteriores, o que nos faz também pensar em outras questões como a tosse, febre e perda de olfato, sendo bem semelhante aos resfriados comuns.

Corpo dolorido

Já para os sintomas de uma gripe, você pode incluir o corpo dolorido, febre alta, cansaço extremo, dor de garganta, dor de cabeça, dificuldade para dormir, perda de apetite, diarreia ou dor de barriga, e a sensação de doença mais do que nunca.

Por isso, nesse momento é preciso fortalecer ainda mais o nosso sistema imunológico e diferenciar o que seria um ou outro.

Segundo especialistas, ao contrário de um resfriado, os sintomas da gripe começam repentinamente e são mais graves – geralmente temperatura alta, fadiga extrema e dores generalizadas e significativas – e também pode haver tosse seca e dor de garganta em algumas pessoas.

“Os sintomas da Covid variam de nenhum a fatal. Agora sabemos que há uma ampla gama de sintomas, mas os três grandes a serem observados são uma temperatura de 37,8 °C ou superior, tosse seca e perda dos sentidos do paladar e do olfato”.

Sintomas

“Também pode haver falta de ar e fadiga associadas. Com a gripe, uma pessoa pode apresentar sintomas de um a quatro dias após a infecção, enquanto com o Covid-19 uma pessoa pode apresentar sintomas de dois a cinco dias e até 14 dias após a infecção.”

Segundo o portal Nova Mulher, nada melhor do que fazer um teste para entender se você está mesmo com Covid-19 ou não, já se isolando para não contaminar outras pessoas por pelo menos cinco dias, estendendo esse prazo para pessoas que tem um risco maior para dez dias.


+ Saúde