Multivacinação de recém-nascidos até adolescentes de 15 anos será feita sábado (16)

  • Nene Sanches
  • Publicado em 14 de outubro de 2021 às 16:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O Dia V de vacinação permite ainda que crianças e adolescentes atualizem carteirinha na campanha de multivacinação

Neste próximo sábado, dia 16 de outubro, será realizado em todo o Estado de São Paulo o “Dia V” de vacinação, um mutirão que vai aproveitar para continuar com a campanha de Multivacinação — que faz a imunização desde recém-nascidos até adolescentes de 15 anos.

Nessa data, das 8h às 17h, profissionais estarão trabalhando em postos fixos e volantes em todo o Estado de São Paulo. Os cidadãos devem consultar a programação de seus municípios.

A medida contribui para melhorar as coberturas vacinais, que têm oscilado nos últimos anos. No total, serão oferecidos 16 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças.

Carteira de Vacinação

Assim, os pais ou responsáveis devem levar os menores ao posto mais próximo com a carteira de vacinação em mãos para que um profissional avalie quais doses precisarão ser aplicadas, tanto para eventual situação de atraso, falta ou necessidade de reforço.

Até o dia 29 de outubro, os profissionais dos postos atuarão para conferir e atualizar individualmente as cadernetas desse público e aplicar as doses eventualmente necessárias.

“Esta campanha é mais uma oportunidade que temos de lembrar aos pais e responsáveis sobre a importância da imunização para proteger as crianças e adolescentes contra doenças que podem ser prevenidas e suas possíveis complicações”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.

Em situações de perda da caderneta de vacinação, a recomendação é de que os pais ou responsáveis compareçam ao mesmo posto de saúde onde vacinaram as crianças anteriormente, para que seja possível consultar quais doses já foram aplicadas na ficha de registro arquivada na unidade.

Multivacinação

Seis a cada 10 crianças e adolescentes que compareceram aos postos desde o dia 1º de outubro, quando começou a campanha de Multivacinação, estavam com vacinas atrasadas.

É o que mostra o balanço das duas primeiras semanas da campanha de multivacinação, focada na atualização em carteirinhas desde recém-nascidos até adolescentes de 15 anos.

Até o momento, 112,3 mil menores compareceram aos postos e, destes, 69 mil receberam ao menos uma vacina.


+ Saúde