Muito sono durante o dia? Veja como se manter desperto sem abusar do café!

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 24 de outubro de 2022 às 12:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Essa bebida popular em todo o mundo é uma delícia e é o primeiro recurso lembrado na hora de combater a moleza e falta de energia.

Se você abusa do café para não sentir sono durante o dia, tente outras alternativas! Foto Freepik

 

Quem resiste a aquele cafezinho quente feito na hora, especialmente quando bate o sono? Sim, essa bebida popular em todo o mundo é uma delícia e é o primeiro recurso lembrado na hora de combater a moleza e falta de energia.

No entanto, não é novidade que o excesso de cafeína não favorece o seu bem-estar.

Então, quais são as opções saudáveis para se manter desperto e de bom humor ao longo do dia?

A rotina diária

A rotina atribulada de trabalho ou estudos (às vezes, os dois juntos) pode ser um teste até mesmo para quem está acostumado à correria do dia a dia e é focado. Imagine ainda quem tem filhos!

Acúmulo de pressão

Em alguns momentos, é normal o trabalho acumular ao longo do dia, juntamente com o nível de estresse. É aí que você sente a falta de um café para dar um gás, né?

Estilo de vida

As pessoas que seguem um estilo de vida muito ocupado têm a tendência de dormir menos, apostando no café para obterem mais energia e se manterem despertos ao longo do dia.

Mas o café faz bem à saúde?

Será que o café traz benefícios para a sua saúde? Essa questão recorrente divide opiniões da comunidade médica.

Algumas pesquisas sugerem que uma xícara de café por dia (até mesmo três) podem trazer vários benefícios para a saúde. Por exemplo, a bebida está associada à redução do risco de desenvolvimento do câncer.

Riscos

No entanto, outros estudos alertam para o perigo da ingestão excessiva de café. O consumo exagerado de cafeína pode aumentar a pressão arterial, causar insônia e aumentar a ansiedade e depressão.

Em alguns casos, pode-se até haver a necessidade de se recorrer à medicação para a ansiedade.

Dicas para substituir o café

Como é possível reduzir o consumo de café, mas continuar em alerta e com energia? A seguir, conheça algumas alternativas à bebida!

Busque uma dieta saudável

A primeira coisa que deve fazer é analisar a sua dieta. Reduzir a dose de cafeína e comer de forma equilibrada poderá estimular a vitalidade e o bem-estar.

Comer em excesso

Evite ingerir grandes quantidades de alimentos de uma só vez. A pessoas têm a tendência de se sentirem cansadas depois de comer, o que é natural. É mais provável que tenha sonolência pós-prandial após uma grande refeição.

Aposte na proteína

Evite a absorção em excesso de açúcar e de carboidratos, como massa e arroz. Opte por dar prioridade à proteína.

O baixo consumo de proteína durante o dia poderá ser a principal razão por trás da origem da fadiga.

Mantenha-se hidratado

Habitue-se a beber muita água durante o dia. Manter-se hidratado é uma forma fácil e barata de aumentar os níveis de energia.

Caminhe

Na verdade, a prática de exercício com regularidade é uma ótima forma de manter a boa saúde, principalmente porque estimula a circulação sanguínea.

O chá é uma alternativa ao café

Sabia que o chá pode ser tão estimulante para o seu corpo quanto o café?

O chá verde é um ótimo estimulante. Além de trazer benefícios para a saúde, o chá verde ajuda a queimar gordura, melhora o desempenho físico e cerebral, podendo ainda reduzir o risco de vir a desenvolver doenças. cardiovasculares.

Faça uma pausa

Procure fazer pausas de 10 a 15 minutos com regularidade de forma a ficar longe da tela, e encontre um lugar para relaxar. Feche os olhos e relaxe. Se deseja mesmo uma bebida quente, que tal um chá verde?

Fique offline

Beber café de noite pode prejudicar uma boa noite de sono. Evite usar celulares e outros eletrônicos que o possam manter acordado até tarde. Opte por ler um livro.

*Informações StarsInsider


+ Bem-estar