Morro Agudo tem situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil Nacional

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 28 de setembro de 2021 às 14:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com a medida federal, os municípios atingidos por desastres naturais podem solicitar recursos do MDR para atendimento à população

Número de queimadas e prejuízos levaram o Governo Federal a reconhecer situação de emergência em Morro Agudo

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu a situação de emergência de Morro Agudo, município a 87 quilômetros de Franca.

Além da cidade da região, outras seis cidades do Brasil foram incluídas na medida de emergência do governo federal, conforme publicação no Diário Oficial da União desta terça-feira.

As inclusões no estado de emergência acontecem, na sua maioria, devido à estiagem e incêndio florestal.

A Defesa Civil Nacional disponibilizou uma cartilha para orientar a população sobre como agir quando há ocorrência desse desastre natural.

Acesso a recursos

Com o reconhecimento federal, os municípios atingidos por desastres naturais podem solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.

Alertas

A Defesa Civil Nacional possui um sistema de alerta de desastres naturais gratuito. Qualquer cidadão pode se cadastrar, enviando um SMS com o CEP de sua residência para: 40199.

Os alertas são emitidos por meio da Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap). Para saber mais, acesse este link.


+ Cidades