Misterioso e místico: como as pesquisas e os especialistas explicam o Déjà Vu

  • Nene Sanches
  • Publicado em 19 de dezembro de 2021 às 21:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Na maioria dos casos, a especialista Leslie Ellis diz que o déjà vu é uma experiência benigna e misteriosa para se perguntar e desfrutar

Provavelmente, você já experimentou um déjà vu em algum momento de sua vida. A sensação pode ser enervante, misteriosa e até um pouco mística – mas o que realmente significa? A psicoterapeuta Leslie Ellis, autora do livro A Clinician’s Guide to Dream Therapy  (Routledge, 2019) dá algumas explicações. 

O que é déjà vu?

Déjà vu é uma sensação de que sua experiência atual já aconteceu antes , disse  Leslie Ellis, ao portal mindbodygreen.com. O termo em si é francês para “já visto”, que descreve de forma sucinta exatamente o que é déjà vu.

Um estudo de 1992 sobre déjà vu o define como “um fenômeno dissociativo que pode ser caracterizado como uma impressão subjetivamente inadequada de familiaridade do presente com um passado indefinido.”

Pode acontecer quando você vê uma cena que parece estranhamente familiar ou ouve um amigo dizer algo que você jura que ele disse antes. O que torna a experiência de déjà vu tão enervante é que as pessoas geralmente não conseguem identificar exatamente por que a cena parece familiar ou quando ela aconteceu originalmente.

Quem experimenta déjà vu?

De acordo com Ellis, quase todo mundo experimenta déjà vu às vezes, com cerca de dois terços (60 a 70%) das pessoas experimentando “com bastante regularidade”.

Acredita-se que isso aconteça menos à medida que envelhecemos e parece estar associado ao estresse e à fadiga.

Por que o déjà vu acontece?

Existem algumas teorias espirituais sobre por que isso acontece. Ellis, que conhece muito bem o mundo dos sonhos e do inconsciente, diz que existe muita especulação em torno do déjà vu e como ele se relaciona com nossos sonhos, reencarnação e memórias inconscientes.

Déjà vu também foi associado a sonhos precognitivos (também conhecidos como sonhos que aparentemente predizem o futuro) e déjà rêvé , que se traduz como “já sonhou” e descreve a sensação de que você sonhou com algo antes que acontecesse na vida real.

Ellis acrescenta que, de uma perspectiva espiritual, o déjà vu é relacionado à transcendência. O autor espiritual Shannon Kaiser  disse anteriormente algo semelhante, explicando que as sincronicidades frequentes, incluindo déjà vu, podem ser um sinal de um despertar espiritual.

O resultado final.

Embora o déjà vu permaneça um tanto misterioso, normalmente não é motivo para alarme, e sim um fenômeno extraordinário (e talvez um pouco assustador). 

Até que tenhamos todas as respostas sobre o que realmente está acontecendo quando sentimos aquela estranha sensação de familiaridade , permita que a experiência de déjà vu o ajude a fomentar a curiosidade e a admiração.

Clique aqui para ler o original da matéria completa.


+ Comportamento