Milhares de meteoros por hora? Como ver a tempestade de meteoros desta madrugada

  • Nene Sanches
  • Publicado em 30 de maio de 2022 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A recomendação é que se observe a atividade de meteoros no céu a partir das 23h desta segunda-feira, até às 03h da madrugada.

Talvez um dos assuntos mais discutidos dos últimos dias no meio astronômico seja a tempestade de meteoros que pode ocorrer na madrugada desta terça-feira (31).

Algumas poucas chuvas são capazes de apresentar uma taxa horária acima de 10 meteoros, como por exemplo a Eta Aquáridas (de maio) e a Oriônidas (de outubro), que são geradas pelos detritos deixados pelo Cometa Halley e produzem até 80 meteoros por hora durante sua máxima atividade.

Mas existem algumas situações peculiares que podem fazer com que uma chuva de meteoros sofra um aumento de intensidade e produza centenas ou milhares de meteoros por hora. Quando um surto é capaz de produzir acima de mil meteoros a cada hora, essa chuva de meteoros também pode ser chamada de “tempestade de meteoros”.

Todo ano, entre os dias 19 de maio e 19 de junho, a Terra atravessa uma trilha de detritos deixadas em passagens anteriores do Cometa 73P/Schwassmann-Wachmann. Quando essas partículas atingem a Terra, formam a chuva de meteoros Tau Herculídeas, que tem máxima atividade em 9 de junho.

Essa tempestade de meteoros será visível do Brasil?

Segundo notícia do portal Olhar Digital, sim. Por aqui, a atividade de meteoros não será tão intensa como deve ser na América Central, que será atingida “em cheio” pelos meteoros dessa tempestade. No Brasil, dependendo da região, poderá ser vista entre 10% e 50% da quantidade de meteoros que será visível na América Central.

Entretanto, se forem confirmados os melhores cenários para essa tempestade, mesmo dos locais menos favorecidos do país, poderão ser observados milhares de meteoros por hora no momento da máxima.

Mesmo na costa leste do país, a região menos favorecida do território nacional, poderão ser vistos mais de 5 mil meteoros por hora.

Mas, é importante lembrar que essa é apenas uma estimativa considerando o melhor cenário, e considerando que o observador tenha as condições ideais de observação, ou seja, uma noite sem nuvens e em um local afastado das luzes dos grandes centros urbanos.

Como observar

A melhor forma de se observar uma chuva de meteoros é procurar por locais bem escuros, longe dos grandes centros urbanos. Procure um quintal, jardim, varanda, ou qualquer área que lhe forneça uma boa visão do céu e, de preferência, longe de qualquer iluminação.

Estão previstos para a mesma noite dois surtos da Tau Herculídeas. Por volta da 00h11 (horário de Brasília), deve ocorrer o primeiro surto, quando a Terra atravessará as trilhas de detritos deixadas pelo Cometa 73P em 1892 e 1941. Para esse surto, são esperados até 50 meteoros por hora.

O segundo surto deve ocorrer no momento em que a Terra atingir a densa trilha lançada pela ruptura de 1995. Como esta será a primeira vez que atravessaremos tal trilha, não há muito consenso quanto ao horário exato em que isso ocorrerá, mas provavelmente será próximo às 2:05 (horário de Brasília).

Dessa forma, a recomendação é que se observe a atividade de meteoros no céu a partir das 23h desta segunda-feira, até às 03h da madrugada.


+ Astronomia