Pode acreditar: estão chegando os pneus sem ar, sem furo e menor custo de manutenção

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 23 de outubro de 2021 às 06:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Além de não furar, o pneu desenvolvido pela Michelin vai reduzir os custos de manutenção e causar menor impacto ambiental

 

Trocar pneus do carro por causa de furos deve se tornar coisa do passado em 2024.

É nesse ano que a Michelin planeja lançar pneus que não precisam de ar. Batizado de Uptis, uma sigla em inglês para Sistema Único de Pneus à Prova de Furos, o conceito foi desenvolvido em parceria com a General Motors, e já foi testado e aprovado.

Em vez de ar, a banda de rodagem se conecta à roda por meio de palhetas de plástico reforçadas com fibras de vidro. Elas são flexíveis o bastante para se adaptar a qualquer superfície.

E claro, pregos não oferecem grandes problemas.

Outro ponto interessante é a vantagem ambiental. O pneu é feito de materiais renováveis, e pode ser produzido em impressoras 3D.

No início de setembro, a Michelin testou pela primeira vez os pneus sem ar em vias públicas, mas ainda faltam etapas de pesquisa e desenvolvimento para eles chegarem às lojas.

A empresa francesa promete ainda que, além de não furar, o pneu vai reduzir os custos de manutenção e causar menor impacto ambiental.

Isso vai acontecer porque ele usa menos borracha para ser produzido. A expectativa é que ele dure até três vezes mais do que um pneu convencional.

 


+ Veículos