Mercado norte-americano tem aumentado contato com fábricas de calçados do Brasil

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 24 de junho de 2022 às 13:00
  • Modificado em 24 de junho de 2022 às 13:01
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Atualmente, os Estados Unidos são o maior mercado importador dos calçados fabricados no país

Atualmente, os Estados Unidos são o maior mercado importador dos calçados fabricados no país

Importando mais calçados brasileiros, o mercado norte-americano recebeu, para a Dallas Apparel & Accessories Market, três marcas verde-amarelas.

A participação, que teve apoio do Brazilian Footwear, programa de fomento às exportações de calçados brasileiros mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), deve gerar US$ 133,3 mil entre negócios realizados in loco e alinhavados no evento, ocorrido entre os dias 14 e 17 de junho na cidade de Dallas.

A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Paola Pontin, destaca que a mostra recebeu alguns dos principais players do mercado norte-americano, que está “em alta” para o calçado verde-amarelo.

“Mais do que venda de alto volume, a feira tem o papel de auxiliar o posicionamento das marcas no mercado norte-americano, que cada vez mais volta seus olhos para os calçados brasileiros como opção sustentável e de qualidade diante dos produtos asiáticos”, avalia.

Segundo ela, nos quatro dias de mostra, foram reportados contatos relevantes com compradores estadunidenses. “As marcas brasileiras vieram para a feira com o objetivo de abrir novos clientes e neste ponto a participação foi positiva”, acrescenta.

Em alta

As exportações de calçados brasileiros para os Estados Unidos têm sido o motor da performance positiva do setor. Principal destino do produto verde-amarelo no exterior, entre janeiro e maio os compradores norte-americanos importaram 10 milhões de pares, pelos quais foram pagos US$ 146,3 milhões, resultados superiores tanto em volume (+87,2%) quando em valores (+108,6%) em relação ao mesmo período do ano passado.

Marcas de Franca

Neste evento, não participaram marcas francanos, porém, as portas ficaram abertas para as próximas edições da Dallas Apparel & Accessories Market.

Esse ano, estiveram presentes as marcas brasileiras Pegada, Petite Jolie e Schutz.


+ Economia