Menos virulento? Em oito dias, Covid contaminou 4.072 pessoas e matou 18 em Franca

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 28 de janeiro de 2022 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

É bem provável que os números de casos em Franca estejam subnotificados, porque o município não dispõe de testes suficientes

Em apenas sete dias, a nova onda de coronavírus contaminou quase 3.500 pessoas em Franca e matou 16

Com o surgimento da variante Ômicron, do coronavírus, as informações iniciais foram de que a variante era muito mais contagiosa, porém menos virulenta e mortal.

Ser mais contagiosa foi confirmado logo no início, com os casos se multiplicando em todos os locais, inclusive nas mesmas famílias.

Porém a notícia da variante ser menos virulenta e mortal não se confirmou. Basta ver os números da própria Vigilância Epidemiológica de Franca e de outras cidades.

Estatística

Em apenas oito dias, de 20 até 27 de janeiro de 2022, Franca registrou 4.072 pessoas contaminadas com covid, das quais 18 foram a óbito.

É bem provável que os números de Franca estejam subnotificados, porque o município não dispõe de testes suficientes para aplicar em todas as pessoas com sintomas.

Mesmos a rede hospitalar privada estabeleceu critérios mais seletivos para testar as pessoas diante da falta de material próprio.

Diferente de Araraquara, que divulga um número expressivo de contaminados com Covid, mas no mesmo boletim informa o número de pessoas submetidas aos testes.

Apenas na quarta-feira (26), a cidade notificou 849 casos confirmados de covid. Porém, naquele mesmo dia Araraquara tinha aplicado 1.993 testes nas pessoas com sintomas. O número de contaminados corresponde a 42,59% do número de testados.

Abrindo UTI às pressas

Por outro lado, a desmobilização dos leitos de UTI se mostrou precipitada, porque poucos dias depois as unidades hospitalares acusaram índices quase total de ocupação dos leitos, tanto de UTI como de enfermaria.

Foi necessária uma corrida às autoridades para a instalação de novos leitos de UTI tanto em Franca como na região.

De menos letal a nova variante nada tem. Sobra o argumento de que os casos mais virulentos e mortais ocorreram por falta de vacinação, mas o poder público francano não divulga quantos contaminados e/ou internados estão nessa situação.


+ Saúde