Melasma, as manchas que mais incomodam as mulheres!

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 20 de janeiro de 2020 às 20:14
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:17
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Melasma são manchas faciais localizadas geralmente na região da maçã do rosto, buço e fronte, que podem ser de difícil tratamento. Surgem principalmente em mulheres adultas e eventualmente pode afetar homens que se expõem muito ao sol e não usam filtro solar.

A causa do melasma não está totalmente estabelecida, mas tem relação com a parte hormonal feminina, já que muitas vezes surge ou piora na gravidez e com o uso de pilulas anticoncepcionais. Na menopausa o melasma muitas vezes tem uma melhora ou desaparece.

A exposição solar piora o quadro, mesmo quando apenas o corpo é exposto, como se a luz ativasse a melanina da face, à distância, sem a exposição direta. 

Sempre estão surgindo novos tratamentos para o melasma, com promessas de resultados excepcionais, porém até o momento não há o que poderíamos dizer de  “o melhor tratamento”. Cada caso deve ser tratado individualmente e com cautela pois pode haver piora com tratamentos muito fortes e intempestivos.

Usuamente inclui os cremes de uso noturno e diário, feito em casa e os procedimentos de consultorio – peelings quimico, lasers fracionados, luz pulsada, e todos necessitam de varias sessões para dar um bom resultado e ainda de sessões de manutenção.

Estudos demonstram que os lasers fracionados não ablativos de baixa energia e alta densidade (que penetram pouco na pele, mas furam muito) melhoram o melasma com efeitos relativamente duradouros. Ex – Laser de Erbium, Laser Fraxel.

Luz Pulsada – Alguns comprimentos de onda de laser foram desenvolvidos para tratar o melasma. É preciso saber qual aparelho e potencia utilizar em cada caso.

Microagulhamento com medicamentos  (MMP ) – Agulhar a pele e ao mesmo tempo injetar medicamentos clareadores tem funcionado bastante em vários tipos de problemas da pele e o melasma está incluido.  Procedimento relativamente recente, inventado por um dermatologista brasileiro – Dr Samir Arbache, de Sao Jose dos campos, que se baseou no conceito da tatuagem para conceber a técnica, onde o medicamento entra no lugar da tinta. 


Peelings quimicos – os peelings de resorcina e acido retinoico continuam tendo seu espaço no tratamento do melasma. Geralmente são associados com outros tratamentos.

Novos e antigos medicamentos que são preconizados, com bons resultados: 


Topicos – Vit C, acido tranexâmico, fatores de crescimento ( TGP2 peptideo), ac azelaico, ac. salicilico, hidroquinona, arbutina, azeloglicina, acidos glicolico, acido kojico, retinoico, e mais recentemente a cisteamina (que tem um odor bem desagradável e por isso as pessoas não gostam de usar).


O mais importante de todos – sempre o filtro solar! 

Tratamento Oral – Funciona como um protetor sistêmico contra os raios solares – Picnogenol, Luteina, Polypodium Leucotomus.

Geralmente os melhores resultados são obtidos com a combinação de técnicas e medicamentos. 

Importante lembrar que a pele da pessoa que tem melasma é muito sensível e “melindrosa”. Cuidado! Procure sempre um dermatologista da SBD!


+ Saúde