Medidas da fase vermelha em SP são ineficazes para reduzir casos, avalia médico

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 26 de janeiro de 2021 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Para médico, sem a adoção de medidas mais rigorosas no estado, a economia continuará sendo duramente afetada

Restrições da Fase Vermelha do Plano SP podem não ser eficazes para contenção no número de casos de covid

Restrições da Fase Vermelha do Plano SP podem não ser eficazes para contenção no número de casos de covid

 

Professor de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e criador do portal Covid-19 Brasil, Domingos Alves afirmou que as medidas da fase vermelha do Plano São Paulo para a reabertura da economia são ineficientes para conter os números da pandemia no estado.

Na segunda-feira (25), entraram em vigor as novas restrições anunciadas na semana passada pelo governador João Doria.

Sete regiões foram reclassificadas na fase vermelha, enquanto as demais, inclusive a região da Grande São Paulo, estão na fase laranja.

“São medidas paliativas. Afinal de contas, não foi combinado com o vírus que ele deixa de infectar até às 20h”, disse Alves.

“Essas medidas em conjunto não vão ter efeito eficaz para conter o que está acontecendo hoje no estado de São Paulo: uma exacerbação do número de pessoas internadas em várias cidades.”

Para o médico, sem a adoção de medidas mais rigorosas, como um lockdown no estado, a economia continuará sendo duramente afetada.

“A questão é que com o vírus circulando, mais pessoas vão ficando infectadas e, com isso, cada vez mais vai prejudicar a economia.”

“Existem duas medidas efetivas que já são evidências para controlar o vírus: ou se exacerba o número de testes das pessoas, tentando localizar inclusive os assintomáticos e isolando quem tem teste positivo; ou se adota medidas restritivas do tipo lockdown”, apontou Alves.

*Com informações CNN Brasil


+ Saúde