Médico cita “erro comum” que te faz envelhecer muito mais rápido

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 9 de setembro de 2023 às 12:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Especialista em longevidade, Neil Paulvin explicou como um hábito comum pode envelhecer as pessoas e prejudicar a saúde. Descubra!

Cumprir algumas etapas diárias ajuda a amenizar os sinais de envelhecimento – foto Freepik

 

Cumprir as etapas da rotina de skincare, passar filtro solar diariamente, ter uma alimentação saudável e beber bastante água são alguns dos tópicos descritos por especialistas em longevidade para quem deseja amenizar os sinais do envelhecimento.

Entretanto, o médico Neil Paulvin alega que só seguir esses conselhos não basta. É preciso dormir bem.

Ao escrever para a emissora norte-americana CNBC, o médico atestou que dormir mal é o erro mais comum quando o assunto envolve envelhecer mais rápido.

Atuante na área da medicina regenerativa, Paulvin detalhou como deixar de ter uma boa noite de sono com regularidade tende a contribuir com o processo de envelhecimento.

“Com base na minha experiência, descobri que a má qualidade do sono é o erro número um que fará você envelhecer mais rápido”, garantiu o médico.

Na avaliação do especialista em longevidade, o momento do sono costuma ser atrapalhado por conta da “correria da vida moderna”. Segundo Paulvin, ficar sem esse descanso causa efeitos prejudiciais a todo o corpo.

“Com o nosso ritmo acelerado de vida, a hora de dormir é muitas vezes sacrificada, seja por uma escolha, seja por necessidade. Evidências crescentes mostram que um sono de qualidade é a chave para uma vida saudável”, mencionou o expert.

O médico explicou que o repouso noturno permite “o corpo a se curar”. “Dormir sete a oito horas por noite ajuda a melhorar a saúde celular e dos tecidos, a função cognitiva, a imunidade, os níveis de energia e o metabolismo”, esclareceu o profissional. Neil Paulvin atende em um hospital de Nova York, nos EUA.

Táticas

Na entrevista, o especialista em longevidade fez uma lista com seis mudanças de hábitos em prol de dormir bem e melhorar a qualidade do sono. Confira!

1. Seja consistente

O expert orientou ir para a cama todos os dias no mesmo horário, a fim de o corpo se acostumar e “manter o ciclo natural de sono-vigília”.

2. Pegue o sol da manhã

De acordo com o especialista em medicina regenerativa, a luz solar da manhã contribui com o ajuste do ritmo circadiano do corpo.

3. Limite o álcool e a cafeína

Enquanto o consumo do café deve ser evitado 8 horas antes de dormir, a interrupção da bebida alcoólica é de 3 horas, conforme recomendou Paulvin.

4. Reduza o tempo de tela

O profissional é mais um a avisar a respeito do quanto a luz de fundo azul de dispositivos eletrônicos prejudica o sono.

5. Siga uma rotina

Neil Paulvin indicou a leitura de um livro, banho quente ou atividades relaxantes para serem feitas antes de ir dormir.

6. Invista no quarto

Ter um bom colchão, lençóis e máscaras para os olhos tendem a ajudar com o momento de repouso.

*Informações Metrópoles