MEC volta atrás: inscrição para Sisu será aberta depois do Enem 2020

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 13 de dezembro de 2020 às 16:28
  • Modificado em 11 de janeiro de 2021 às 11:25
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Inscritos no Enem poderão participar da seleção de vagas das universidades públicas para o primeiro semestre

Ministro da Educação, Milton Ribeiro marcou retorno para o ensino superior - Foto: Arquivo/PR

O Ministério da Educação anunciou na sexta-feira (11) que o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) acontecerá apenas em abril. Assim, alunos inscritos no Enem 2020 poderão participar da seleção de vagas das universidades públicas para o primeiro semestre das instituições de ensino.

O comunidado foi feito um dia após o ministro Milto Ribeiro dizer que o Sisu seria ‘no final de janeiro’. Isso excluiria os alunos que vão fazer a prova este ano, o que gerou apreensão nos estudantes inscritos no exame.

“Em razão do adiamento da aplicação das provas do Enem de 2020, cujo resultado será divulgado em março de 2021, os processos seletivos do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), edições do 1º semestre de 2021, exigirão dos candidatos notas de edições do Enem anteriores à edição de 2020”, diz o texto.

Poderão participar da próxima seleção do Prouni apenas alunos que fizeram o Enem de 2019. Já o Fies aceita participantes do exame desde 2010.

“Já o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), previsto para ocorrer em abril, exigirá dos candidatos a nota do Enem de 2020, cujas provas ocorrerão em janeiro de 2021”, prossegue a nota.

O MEC ainda prevê que a abertura de um novo processo seletivo de Prouni e de Fies logo na sequência da realização do Sisu. 

“Ou seja, após a divulgação do resultado do Enem. Para essas seleções serão exigidas as notas do Enem de 2020, a ser realizado em janeiro de 2021. No caso do Fies, poderão disputar as vagas os candidatos que tenham notas das edições mais recentes do Enem, desde 2010”, escreve a pasta.

“Tendo em vista que nas instituições de ensino superior privadas não houve atraso no ano letivo de 2020, o início das aulas de 2021 não sofrerá alterações, os editais com todas as regras para o 1º processo seletivo do Prouni de 2021, será publicado até a próxima terça-feira, 15. 

A previsão para publicação do edital do Fies é até 18 de dezembro. Já o edital para o processo seletivo do Sisu, também referente ao 1º semestre de 2021, será publicado após a divulgação do resultado do Enem, em março, coincidindo com a conclusão do semestre letivo de 2020 de grande parte das instituições ensino superior públicas”, afirma o texto do ministério.


+ Educação