Maria Goret Chagas participa de mostra em homenagem a aniversário de São Paulo

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 26 de janeiro de 2021 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Obra da artista plástica francana é vista ao lado de outras 27 produzidas por jovens e adultos com deficiência

Obra de Maria Goret Chagas, “A Mão – Memorial da América Latina”Imagem: Reprodução

 

A artista plástica brasileira Maria Goret Chagas, que pinta em aquarela e acrílica com a boca e os pés, está participando de uma mostra do Ateliê Telma Hartmann, em São Paulo.

A exposição tem como objetivo despertar o potencial criativo de jovens e adultos com deficiência, segundo seus criadores, acreditando no ser humano, enquanto indivíduo criativo, independente de suas diferenças, por meio do contato com cores e formas.

A mostra, online, foi criada para “presentear” a cidade de São Paulo no seu aniversário. Chamada “Arte em Casa IV”, o Ateliê Telma Hartmann apresenta obras de 28 artistas com deficiência, entre eles Maria Goret Chagas.

A francana participa com a obra “A mão – Memorial da América Latina”, sendo uma das representantes da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés – APBP Brasil. A mostra pode ser vista no Instagram do Ateliê Terma Hartmann.

Maria Goret Chagas é um dos grandes nomes das artes plásticas não só no Brasil, mas também em todo o Mundo. Mesmo com sérios problemas de mobilidade, com os membros superiores paralisados, desenvolveu a técnica da pintura com a boca e com os pés, tornando-se um ícones da nossa Franca.

Além de participar de exposições no Brasil e exterior, Maria Goret é graduada em Letras, Educação Artística e Semiótica. Escritora, atua como palestrante motivacional. Conforme ela mesma diz, “busca a excelência, através de sua arte, com a boca e os pés”, mostrando que tudo é possível.

Recentemente, ela recebeu em Paris (França) a comenda internacional ‘Honra às Mulheres e Homens de Valor’, da “Divine Academie Française des Arts, Lettres et Culture – Madame Diva Pavesi”, alta insígnia pelos relevantes serviços prestados à sociedade.


+ Cultura