Marcadas para agosto, Cavalhadas da Franca retomam tradição de quase 200 anos

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 8 de julho de 2022 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Teatro sobre cavalos será no Parque ‘Fernando Costa’, dias 13 e 14 de agosto, após hiato de dois anos, por conta da pandemia do coronavírus

As cavalhadas, tradicional evento francano, voltam a ser realizadas este ano no Parque Fernando Costa (Foto: Marcos Limonti)

Em agosto, o Parque de Exposições Fernando Costa volta a ser palco das Cavalhadas de Franca. Patrimônio Cultural Francano e integrante do calendário oficial de eventos do município, o teatro sobre cavalos acontece nos dias 13 e 14 do mês que vem, após hiato de dois anos, por conta da pandemia do coronavírus.

Realizada pelo Clube das Cavalhadas da Franca, a encenação é uma tradição na cidade, realizada desde 1831, quase que ininterruptamente, chegando à edição de número 189. São quase 200 anos de história.

“Depois de dois anos pandêmicos, que tivemos as atividades interrompidas, estamos voltando com força total, com muita união dos participantes das Cavalhadas, em parceria com o poder público municipal, para trazer este espetáculo à população francana e da região. A expectativa é muito grande”, disse o presidente do Clube das Cavalhadas da Franca, Marcus Vinícius Palermo Falleiros.

As apresentações, no Parque “Fernando Costa”, acontecem no dia 13 de agosto (sábado), a partir das 20 horas, e no dia 14 (domingo), às 14 horas.

Começaram os ensaios

Há pouco mais de um mês para as apresentações, os treinos para as apresentações já estão a todo vapor, para que este retorno das Cavalhadas seja marcante.

“O elenco já está montado. Estamos ensaiando há alguns dias. Começamos os ensaios a pé. E na próxima semana, vamos começar os ensaios a cavalo, no Parque ‘Fernando Costa’, disse Marcus.

Os ensaios acontecem sempre às quartas-feiras, às 19h30, e aos domingos, às 9h30. “A população está convidada a assistir aos ensaios, principalmente a cavalo. São ensaios legais, são dinâmicos, e a população pode ver um pouco da equitação e um pouco da cultura. Tudo isso junto”, convidou o presidente das Cavalhadas.

A expectativa dos organizadores é que a apresentação deste ano atraia entre 5 mil e 6 mil ao Parque “Fernando Costa”.

História

As Cavalhadas da Franca começaram a ser encenadas em 1831. Já são quase dois séculos de existência desta apresentação cultural, a terceira mais antiga do Brasil – sendo as de Poconé, Pirenópolis as únicas mais antigas que Franca.

“As Cavalhadas nada mais são que um teatro a cavalo, um folguedo folclórico, onde, ali narramos e encenamos fatos e batalhas que aconteceram há mil anos, na Europa, no norte da Espanha, sul da França”, conta Marcus Vinícius.

Ele se refere ao período em que os exércitos de Carlos Magno barraram a invasão dos mouros, árabes e mulçumanos, na Europa. “O ponto central das Cavalhadas é esse. E temos adjacências, como princesa, príncipes, etc. É um teatro muito bonito, com muita alegria, com muita dinâmica, que vale muito a pena assistir”.

Serviço

Cavalhadas da Franca

Sábado, dia 13 de agosto, às 20h – Cerimônia dos Encamisados

Domingo, dia 14 de agosto, às 14h – Batalha Simbólica entre Mouros e Cristãos

Parque de Exposições Fernando Costa (Av. Dr. Flávio Rocha, 500 – Vila Exposição)

Entrada gratuita


+ Cultura