MAIS SOBRE A MÚSICA

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 17 de setembro de 2018 às 11:21
  • Modificado em 29 de outubro de 2020 às 23:50
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

“MÚSICAS…”


“Flor de Lis” pode ser considerada a música que projetou o cantor e compositor alagoano Djavan Caetano Viana, ou, simplesmente, Djavan, tido e havido como um dos melhores do Brasil. Enquanto a letra da citada canção, sobre um romance desfeito, não se prende a nenhuma mensagem específica, a idéia da música em si, segundo o próprio autor, “foi construir uma melodia linear com a harmonia dançando, para lhe conferir mais sabor”. Essa linearidade pode ser exemplificada pela freqüência da nota “mi”, repetida 24 vezes nos oito primeiro compassos. Quem conhece a música, canta aí : “Valei-me Deus/ é o fim do nosso amor/ perdoa por favor/ eu sei que o erro aconteceu/ mas não sei o que fez…” O mesmo trecho contém ainda uma progressão harmônica com sete acordes diferentes, quase todos sobre essa mesma nota. A melodia prossegue nessa linha, realçando o jogo harmônico de grande originalidade.

Destaque do LP de estréia do músico – “A Voz, o Violão e a Música de Djavan” – “Flor de Lis” não mostrava ainda alguns dos elementos que marcariam o estilo de seu trabalho posterior.

Antigo emblema da realeza francesa, a flor de lis foi também título de uma canção do compositor Agustin Lara, carro-chefe do repertório de Pedro Vargas, o cantor mexicano de maior popularidade no Brasil nos anos trinta e quarenta.

Fontes: A Canção no Tempo – Jairo Severiano/Zuza Homem de Mello

Revista da Música / Arquivo pessoal de dados.

Foto: Divulgação

“…E MÚSICOS”

Entre as diversas canções brasileiras constantes do nosso repertório, está incluída “Flor de Lis”, que estaremos mostrando nesta quinta-feira, dia 20, no “CANDEEIRO PIZZA BAR”.

MARCOS PRADO CONVIDA e, com muita honra, estaremos lá novamente com ele, a partir das 21 horas.

Dono de um talento inigualável, exímio violonista e profundo conhecedor de música e produção, o moço é o responsável pela direção do “Estúdio Marcos Prado”, e, ao lado da esposa Leninha, pela condução da escola musical “Quintal do Poeta”, na Rua Augusto Marques, 1718.

Não abrimos mão de sua presença no Candeeiro Pizza Bar, que fica na Av. Dr. Antonio Barbosa Filho, 809.

BENY CHAGAS MUSIC SHOW NA WEB

ponto1000-Brasil.com – Ribeirão Preto – SP : sexta 22h, sábado 10h e 22h e domingo 12 e 22h.

portalmusicalfranca.com.br – Franca – SP : sábado a quinta 18h e sexta 19h.

radiovivamanaus.com.br (Web Rádio Studio Y) – Manaus, AM – Domingo 18h (19h Brasília).

Continue enviando suas sugestões para inclusão nos roteiros de programação: (16) 3017-2030; whats app (16) 9 8223 9669; e-mails:[email protected]/[email protected]

*Esta coluna é semanal e atualizada às segundas-feiras


+ zero