MAIS SOBRE A MÚSICA

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 13 de novembro de 2017 às 09:42
  • Modificado em 29 de outubro de 2020 às 23:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

“HELTON SILVA – O MAGO”

Você sabia que o violão já foi um instrumento maldito e marginalizado? E que quem tocava violão era igualmente mal classificado, taxado de desocupado, malandro e coisa e tal ?  Pois é..!

Ainda bem que meu prezado e admirado amigo Helton Silva veio ao mundo depois dessa fase aí. Chegou na era do violão tido como instrumento nobre. E executado por nobres, como ele !

É um dos instrumentistas mais aplicados que já conheci até hoje. Tenho a imensa honra de tê-lo entre meus amigos músicos. O cara começou no mundo da arte de executar as mágicas cordas de um violão impulsionado por outro particular amigo, o Denílson Miller, hoje atuando em estúdios de São Paulo com muito sucesso. Além de violonista, Helton é guitarrista, compositor e arranjador dos mais conceituados e reconhecidos de hoje, sem falarmos que antes do violão estudou saxofone, ali por volta dos 9 anos de idade.

Formado em música pela Universidade Federal de Uberlândia(MG), carrega imensa bagagem, acumulada ao longo de anos e anos dedicados à nobre arte e graças à participação em inúmeros projetos. Realizou diversos trabalhos, participando de diferentes formações, grupos e gravações e acompanhado cantores e outros instrumentistas.

Em 2010 gravou seu primeiro CD , “HELTON SILVA MAIS PERTO (CLOSER)”. Logo em 2015 partia para a realização do segundo trabalho em estúdio, surgindo “ONE”, contando com as parcerias do baixista Yuri Popoff e do baterista Márcio Bahia. Irrequieto, produz e grava em 2016, ao lado do amigo e baixista Dudu Lima, o CD “Helton Silva & Dudu Lima-Um Trem Pra Minas”, com a participação de vários nomes representativos no meio musical, como o saxofonista Marcelo Martins. O trabalho de Helton (todos os discos) é distribuído pela Tratore.

Neste ano de 2017 lançou virtualmente o DVD “Helton Silva & Banda”, gravado em 2011, acessável através do link  ()

Helton Silva orgulha-se de já haver dividido palco com gente do peso de Yuri Popoff, Jorge Helder, Márcio Bahia, Carlos Bala, Marcelo Martins, Lena Horta, Jorginho Trompete, Dudu Lima, Budi Garcia, Jessé Sadoc, Bob Wyatt, Paulinho “Pinduca” Vieira, Ricardo Matsuda, Raul “Cello” de Barros, Mauro Garcia e o nosso saudoso e querido maestro Laércio Piovesan, o Laércio de Franca.

Em seu currículo, encontramos o registro de participações importantes em grupos e bandas, como a Oequestra Laércio de Franca, Kajazz e Mistura Fina.

Participou de festivais nacionais e internacionais, como, por exemplo, “Festival do Cerrado”, o aclamado “Festival Internacional de Cultura e Gastronomia de Araxá” e diversos outros.

Perguntado sobre suas principais e mais importantes influências, “Heltinho” nos responde : Tom Jobim, Herbie Hancock, Toninho Horta, Paulo Russo, Hélio Delmiro, Dave Grusin, John Scofield, Lula Galvão, Wes Montgomery, Pat Martino, Pat Metheny e Ian Guest.

Helton Silva um nobre, um mago do violão e da guitarra, é um dos maiores valores do nosso cenário musical, a quem desejamos vida longa e brilhante !

Na foto em destaque, flagrante em que estamos ao lado de nosso saudoso Laércio de Franca.

CANDEEIRO


No ritmo e no compasso da administração do nosso dileto brother Marcílio Garcetti, o “Candeeiro Pizza Bar” é um dos mais conceituados estabelecimentos noturnos de Franca.

Marcílio é um dos mestres na arte de executar instrumentos de percussão, tendo participado de um sem número de projetos de artistas importantes, como juntamente com o nosso laureado violonista Diego Figueiredo.

À frente de seu “Candeeiro”, o cara mostra que conhece tanto de ritmo quanto de massas e quetais. Está se saindo muitíssimo bem e se consolidando no ramo.

E, pra nossa honra, fomos convidados a apresentar em sua casa, às 5ªs feiras, a partir das 20h, nosso show “Releituras”.É quando revisitamos e interpretamos à nossa maneira pessoal, consagrados sucessos nacionais e internacionais, passando por Tom Jobim, Tim Maia, João Donato, Louis Armstrong, Elton John, John Lennon, Chico César e muitos, muitos outros.

Não abrimos mão de sua presença !

O “Candeeiro Pizza Bar” fica na Av. Dr. Antonio Barbosa Filho, nº 809 – Jardim Francano

Franca – SP.

BENY CHAGAS MUSIC SHOW

Mais Brasil FM – 101,3 Mhz – e www.radiomaisbrasil.com – Franca, SP : sábado e domingo às 10h.

radionovaip.com.br – Ribeirão Preto – SP : diversos horários aleatórios

ponto1000.com – Ribeirão Preto – SP : Sábado 10h e 22h e Domingo 12 e 22h.

portalmusicalfranca.com.br – Franca – SP : Domingo a Sexta 18h e Sábado 19h.

Rádio Viva Manaus – Web Rádio Studio Y – Manaus – AM – Domingo 18h (20h Brasília).    

Envie suas sugestões para inclusão nos roteiros de programação: (16) 3017-2030, whats app

(16) 9 8192-6052 e-mails: [email protected]/  [email protected]

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.


+ zero