Mais de 56 mil eleitores regularizam situação com o TRE para poder votar em outubro

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 2 de maio de 2022 às 16:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Brasileiros querem estar aptos a votar nas eleições gerais de outubro, inclusive para presidente

STF aprova verba proporcional para negros nas eleições 2020

Brasileiros querem estar aptos a votar nas eleições gerais de outubro, inclusive para presidente

Na sexta-feira (29), a Justiça Eleitoral paulista atendeu 56.276 eleitores e eleitoras, sendo 23.255 alistamentos, 18.989 transferências e 14.032 revisões de dados.

Dos alistamentos, 12.736 foram de jovens entre 15 e 17 anos. Verificou-se um aumento de 37% no total de operações em relação à sexta-feira anterior (22), quando foram atendidos cerca de 41.000 eleitores.

Diante da proximidade do encerramento do cadastro eleitoral, na próxima quarta-feira, cresceu o número de alistamentos de eleitores nessa faixa etária em todo o estado de São Paulo.

Neste mês, houve um aumento expressivo na emissão de títulos para jovens, totalizando 296.502 até a última sexta (29), 56% a mais em relação ao final de março.

Plantão

Para ampliar a capacidade de atendimento, neste sábado (30) e no domingo (1º), os cartórios eleitorais paulistas fizeram plantão das 11h às 17h.

Já nos dias 2, 3 e 4 de maio, a Justiça Eleitoral atenderá ao público em horário estendido por 3 horas, das 9h às 18h. Não há necessidade de agendamento, sendo quarta-feira (4) o último dia para solicitação dos serviços.

Atendimento telefônico

Para solicitar informações, o eleitor deve ligar para o número 148 ou entrar em contato diretamente com o cartório eleitoral por e-mail, telefone ou WhatsApp.

Atendimento online

Todos os serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral estão disponíveis por meio do Atendimento Online do TRE-SP. É possível fazer o alistamento e transferência de domicílio, além da regularização da situação eleitoral.

Eleitores com deficiência também podem solicitar a transferência para uma seção com acessibilidade.

Basta preencher o formulário com os dados pessoais e anexar imagens da seguinte documentação: frente e verso do documento oficial de identificação, comprovante de residência, comprovante de quitação militar (apenas para o alistamento de homens de 18 a 45 anos), além de fotografia (selfie) segurando o documento oficial de identificação.

No Atendimento Online, eleitores e eleitoras podem consultar multas e emitir a guia de pagamento e, caso o título esteja cancelado, requerer a regularização. Certidões eleitorais também podem ser emitidas online.


+ Política