Como fazer cursos online de graça das universidades Harvard, Colúmbia e Princeton

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 16 de maio de 2021 às 11:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Fundação Estudar dá dicas valiosas para centenas de cursos online desenvolvidos fora do Brasil, conforme publicação feita no Guia do Estudante

Universidades americanas como Harvard oferecem vários cursos online totalmente gratuitos

Nem só de cursos online gratuitos de Harvard você precisa viver! Estudar em qualquer outra universidade da Ivy League também pode ser mais simples do que você imagina.

A plataforma Classcentral está disponibilizando quase 500 cursos online gratuitos de universidades da Ivy League (como Harvard, Princeton, Yale e Columbia) que podem ser realizados da sua casa.

Do total, 400 deles oferecem certificado.

O que o Classcentral faz na verdade é centralizar, em uma única página, todos os cursos que essas instituições disponibilizam de maneira online e gratuita em diversas plataformas.

Alguns deles são ministrados por em sites comuns, como edX e Coursera. Outros usam sistemas mais específicos, como Kadenze e Canvas Network.

Em todos os casos, no entanto, é possível realizar os cursos pela internet e sem custo.

Neste link é possível visualizar a lista completa de cursos. No menu do lado esquerdo, o usuário também pode filtrar por temas como “Negócios”, “Humanidades”, “Ciências Sociais” e “Saúde e Medicina”, entre outros.

Também é possível ordenar os cursos por ordem alfabética, avaliação dos usuários ou data de início.

Todos os cursos são ministrados em inglês, embora alguns ofereçam também opção de legendas em português.

Como acessar os cursos

Como os cursos são oferecidos por plataformas diferentes, o acesso a cada uma delas é diferente também.

De maneira geral, é necessário realizar um cadastro na plataforma (ou linkar sua conta do Google ou Facebook à plataforma) e depois se “matricular” no curso (o que envolve basicamente clicar num botão para começar a ter acesso ao conteúdo).

A maioria dos cursos são self-paced, o que significa que eles podem ser realizados a qualquer momento, no ritmo que o estudante preferir.

Alguns deles, no entanto, têm datas específicas de início, e nesse caso o aluno precisa realizar sua “matrícula” antes dessa data para não perder nenhum conteúdo.

Ao clicar em qualquer um dos cursos, o usuário pode ver uma breve descrição do seu conteúdo e informações como sua duração.

Essa “duração”, no caso dos cursos self-paced, é estimada com um número de horas que o aluno deve dedicar, por semana, ao curso, e com o número de semanas que o curso deve durar caso o aluno cumpra essas horas.

Sugestões de cursos

Como pode ser difícil escolher entre quase 500 cursos diferentes, o Guia do Estudante fez uma seleção de cursos que podem ser interessantes para o maior número possível de leitores.

Foram escolhidos apenas alguns, mas o Guia recomenda a todos que explorem o catálogo para encontrar mais opções.

Clique aqui e confira a lista de cursos online gratuitos de Harvard disponíveis no HarvardX.

Neste link é possível visualizar a lista completa de cursos.


+ Educação