compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, atualizado às 06h15 do dia 30 de maio, Franca registrou 14.901 eleitores faltosos nos 3 últimos pleitos

O prazo para evitar o cancelamento do título de eleitoral acabou no dia 19 de maio, e os mais 14 mil eleitoras e eleitores francanos que estão faltosos e que não normalizaram a situação na Justiça Eleitoral poderão ter sua inscrição cancelada.
A medida está prevista na Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.737/2024 e no Provimento da Corregedoria-Geral Eleitoral nº 1/2025.
As eleitoras e os eleitores com inscrições passíveis de cancelamento que estão procurando os cartórios eleitorais da cidade desde 20 de maio estão sendo orientados a requerer a regularização de seus títulos no cartório ou no Autoatendimento Eleitoral, instruindo o requerimento com a documentação necessária à sua apreciação.
Sem comunicação individual
O cancelamento não será comunicado individualmente, mas o eleitor poderá verificar se teve o título cancelado consultando sua situação eleitoral no site do TSE.
Quem não tiver quitado seus débitos deverá fazê-lo, mas a quitação não impedirá o cancelamento. Será necessário, além de pagar os débitos, requerer a regularização do título.
De acordo com o portal do Tribunal Superior Eleitoral, atualizado às 06h15 do dia 30 de maio, Franca registrou 14.901 eleitores faltosos nos três últimos pleitos. Destes, 402 eleitores regularizaram a sua situação e 14.403 ainda precisam regularizar.
No Brasil
Ao todo, neste ano, a Justiça Eleitoral mapeou mais de 5,3 milhões de pessoas com títulos passíveis de cancelamento em todo o Brasil por não terem votado, nem justificado ou pagado as multas referentes à ausência nos três últimos pleitos, incluindo os suplementares.