Luciano Szafir fala sobre sua dura batalha contra a covid: “Eu achei que ia embora”

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 26 de julho de 2021 às 07:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ator diz que sempre levou essa doença muito a sério e se cuidava com extrema cautela

Ator diz que sempre levou essa doença muito a sério e se cuidava com extrema cautela

Após receber alta médica, Luciano Szafir chorou ao falar sobre os momentos de terror que viveu durante sua luta contra a Covid-19.

O ator, de 52 anos, estava hospitalizado no Rio de Janeiro desde 22 de junho. “Não dá para descrever o quão próximo eu achei que ia embora”, desabafou

Depois de ficar internado por um mês para vencer a Covid-19 e algumas complicações da doença, Szafir teve alta no sábado, 24 de julho e finalmente voltou para casa para reencontrar seus filhos Mikael e Davi, de 7 e 6 anos, frutos de seu casamento com Luhhana Melloni Szafir.

Na noite deste domingo, dia 25,  o ator e apresentador falou de sua batalha contra o estado gravíssimo da doença, dos medos e incertezas vividos dia após dia e da alegria de ser um sobrevivente.

Szafir relembrou seu caso, que começou com sintomas leves no dia 15 de junho, dia em que o Rio de Janeiro iniciou a vacinação de pessoas com 52 anos de idade.

Por conta dos sintomas ele foi aconselhado por seu médico a não tomar se vacinar naquele dia. E foi nesse dia que ele iniciou sua luta contra a doença.

Esta foi a segunda vez que Luciano enfrentou a doença. A primeira foi em fevereiro, quando ele ficou isolado por 17 dias e conseguiu se curar sem enfrentar episódios de internação ou maior gravidade

Szafir disse que sempre levou essa doença muito a sério e se cuidava com extrema cautela e que usava duas máscaras. Ele não sabe dizer como ou onde pegou.

Sobre a evolução, o comprometimento pulmonar de Luciano saltou rapidamente de 25%, para 50%, e logo veio o primeiro susto.

No dia 2 de julho, ele desenvolveu um quadro de embolia pulmonar, começou a reagir bem aos anticoagulantes, mas quatro dias depois foi surpreendido por uma dor abdominal súbita.

Após exames descobriu-se que ele tinha perfurado uma alça intestinal e tinhas sangue na cavidade abdominal.

“Do fiquei literalmente impotente. Nossa, o intubar foi a pior coisa, pânico. Eu pensei: não sei se daqui eu saio […] São duas lutas, contra o vírus e contra a cabeça. O tempo todo pensava nos meus filhos, na minha mulher, família. É muito difícil você ver quem você ama e saber que você pode  deixar a qualquer instante”, disse o ator.

Agora em casa, Luciano segue sua luta para sua recuperação, sabendo que terá que ser submetido a outra cirurgia para reconstituir o intestino.

“Eu abro o olho hoje e a primeira coisa que faço é agradecer por estar vivo. Literalmente, eu não vou desperdiçar um segundo de vida”, concluiu Luciano.


+ Artes