Lu, do Magalu, se torna influenciadora virtual com mais seguidores no mundo

  • Nene Sanches
  • Publicado em 30 de abril de 2022 às 19:00
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Garota propaganda do Magazine Luiza arrasta 31,2 milhões e é apontada como personalidade de maior receita potencial no Instagram

 

Criada em 2003 como a voz do Magazine Luiza em seu e-commerce, a Lu, influenciadora digital 3D da varejista, acaba de subir para a primeira posição em seguidores mundialmente, segundo ranking da Virtualhumans.org, plataforma especializada nesse segmento.

A garota-propaganda virtual da companhia impulsiona frentes em ganho de receita.

A Lu arrasta 31,2 milhões de seguidores em todas as redes. E ultrapassou outras celebridades icônicas. A segunda colocada na lista é a Barbie, que somente em seu canal no YouTube tem mais de dez milhões de seguidores.

Vêm na sequência o Nobody Sausage, animação em 3D das salsichas dançantes e que explodiu no TikTok em 2021; o CB, mascote adolescente da Casas Bahia, concorrente direto da Lu, aparece em quarto lugar no ranking. Minnie Mouse, da Disney, surge na rebarba, na 11ª colocação.

Fala português

Quando a Lu surgiu, explica Pedro Alvim, gerente sênior de Marca e Redes Sociais do Magalu, a ideia era construir um recurso que, na sequência ao lançamento do comércio eletrônico pela varejista, ajudasse a “levar a experiência de compra do varejo físico para o digital”.

“É um grande feito. A Lu é um case global brasileiro. Ela fala português”, destaca ele.

Ela foi ganhando um espaço enorme dentro da marca. E virou um ativo omnicanal. Um aspecto da mudança de vendedora para influenciadora digital é que ela conseguiu construir uma comunidade engajada. Fala de produtos e serviços, mas também é porta-voz de causas.

Então, constrói uma percepção de marca multinível. As pessoas que mais admiram a marca também seguem a Lu. Ela não é mais uma linha de investimento e despesa da companhia. A Lu também é receita.

Ganho milionário

Não é modo de falar. Segundo publicação do jornal O Globo, o site Onebuy Tablets fez um cálculo, citado pelo site GlobeTrender, estimando quais seriam os influenciadores digitais campeões em receita no Instagram em 2022. A Lu vem no topo, com potencial de gerar US$ 16,4 milhões.

“É uma estimativa, não é real. Mas mostra o potencial de geração de receita. O desenvolvimento de um personagem 3D exige um investimento alto. Mas hoje as marcas procuram a Lu para divulgarem seus produtos. Quando começamos a ser contratados por outras marcas, o mercado despertou para isso”, conta Pedro Alvim.

As ativações de marcas conectadas à influenciadora seguem a premissa de que o produto que ela apresenta esteja à venda no aplicativo do Magalu. Em 2021, o Magalu Ads, a plataforma de publicidade da companhia, registrou R$ 100 milhões em receita.

Cada “passo” da Lu é estudado. A audiência de influenciadores digitais tem sua maior fatia (44%) em mulheres de 18 a 34 anos, segundo levantamento da HyperAuditor. Daí ela estar mais e mais conectada a assuntos como moda e beleza. Os jovens, entrando no mercado de trabalho, são outro foco prioritário.


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