Low carb, a dieta cetogênica vive seu auge. Mas ela ajuda mesmo a emagrecer?

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 12 de setembro de 2021 às 11:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A dieta, que consiste em uma drástica redução na ingestão de carboidratos, promete emagrecimento rápido e caiu nas graças de famosos

Dieta cetogênica consiste em uma drástica redução de carboidratos

 

Desenvolvida em 1920 pelo médico Russel Wilder para tratamento da epilepsia, a dieta cetogênica tende a se tornar a mais importante atualmente, segundo pesquisa com nutricionistas e nutrólogos dos Estados Unidos.

Esse modelo de alimentação permanece na primeira posição em uma lista apurada pela Pollock Communications, agência americana de relações-públicas especializada no atendimento a empresas do setor de alimentos.

Segundo eles, o protocolo tende a “reinar” no futuro por ter sido adotado por famosos, como Adele, e garantir uma expressiva perda de peso.

Mas, como funciona?

A dieta consiste em uma drástica redução na ingestão de carboidratos (até 10% desse nutriente, cinco vezes menos do que indicado em dietas saudáveis) e com proporções maiores de gorduras e proteínas.

O objetivo em diminuir a ingestão de carboidratos seria o de alcançar o estado de cetose (queda dos estoques de glicose no organismo) para, então, o corpo utilizar seu combustível por meio da gordura estocada.

No cardápio da keto, como é conhecida em inglês, é possível encontrar gorduras saudáveis e proteínas, enquanto pães, doces e alimentos industrializados são proibidos.

Contudo, nem tudo são flores: alguns estudos sugerem que o excesso de gordura ingerido por quem adere à cetogênica pode ser prejudicial ao fígado e aumentar os riscos de doenças cardiovasculares.

Além disso, se o indivíduo não for bem orientado por um nutricionista, de nada vale a estratégia, pois é necessário que exista restrição calórica para que se alcance emagrecimento, e a gordura contém mais calorias que o carboidrato.

Se não houver um bom planejamento alimentar, a estratégia não fará milagre.

O rápido emagrecimento pode servir de estímulo para a adesão de um estilo de vida saudável, porém, não se mostra sustentável a longo prazo.

Como toda dieta, ela não é indicada para todos, principalmente para pessoas com histórico de colesterol alto. Consulte um médico ou nutricionista para maiores orientações.

*Informações Metrópoles


+ Nutrição