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SCPC estima que 9% dos consumidores ainda estavam esperando a parcela do 13º salário
As lojas de Franca, tanto do Centro como nos shoppings, apresentaram intensa movimentação no início deste domingo, véspera de Natal. Muitas pessoas, como é de costume, deixaram as compras de presentes para a última hora, como já é costume entre muitos francanos.
E a tendência não é apenas local. Pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) apontam que 11,5 milhões de pessoas deixaram a escolha do presente para a última hora em todo o país.
Isso representa 9% de consumidores que têm a intenção de presentear alguém neste fim de ano.
Entre esses consumidores “atrasadinhos”, 52% justificam que preferem esse período para ver se conseguem alguma promoção. Outros 15% afirmam que só recebem o pagamento perto do Natal e 10% acabam postergando as compras por falta de tempo.
Além disso, 9% ainda estavam esperando a segunda parcela do 13º salário. Segundo a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, deixar as compras natalinas para a última hora nem sempre é garantia de bons preços.
“Se o consumidor deixa para comprar muito em cima da hora, acaba não tendo tempo para pesquisar preços ou encontrar opções de produtos mais baratas e, consequentemente, fica mais exposto a gastos maiores, que podem comprometer o orçamento”, explica.