Livro “A Casa sobre areia” é tema de reunião da Academia Francana de Letras

  • Nene Sanches
  • Publicado em 19 de maio de 2023 às 19:30
  • Modificado em 20 de maio de 2023 às 12:08
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Presidente da Academia Francana de Letras, José Lourenço pretende dividir seu banquete em três momentos: aperitivo, prato principal e sobremesa.

A mediação ficará a cargo do próprio presidente da AFL, José Lourenço Alves, grande estudioso da obra de Antonio Constantino

A Academia Francana de Letras (AFL) promove a terceira edição do Banquete Literário “Festa de Babette” neste próximo sábado, 20, às 15h, na Casa da Cultura e do Artista Francano.

O tema do novo encontro, que é gratuito, será a análise do livro “A Casa sobre Areia”, do escritor francano Antonio Constantino.

A mediação ficará a cargo do próprio presidente da AFL, José Lourenço Alves, grande estudioso da obra de Constantino.

“A Casa sobre Areia”, escrito em 1939, é um romance regionalista escrito por um autor modernista.

Festa de Babette

A “Festa de Babette” pretende se firmar como um clube de leitura para toda a sociedade francana, apresentando temas para a comunidade num formato participativo.

Sob tal prisma, José Lourenço pretende dividir seu banquete em três momentos: aperitivo, prato principal e sobremesa.

O aperitivo consiste na apresentação de apresentação de dados biográficos e contextualização da obra.

Já o prato principal será dividido em três cursos. “Eu vou tentar sintetizar, resumir e contextualizar a história, a narrativa do romance. Muitas pessoas não o leram, então essa forma de colocação em camadas vai servir para elas entrarem na história”, explica o presidente da AFL.

Depois, a sobremesa será dedicada à participação dos presentes no bate-papo, trocando ideias sobre a obra e seu autor.

Estudioso da obra

“Quero celebrar a literatura francana por meio de Antonio Constantino e sua obra, depois congraçar, reunir as pessoas em torno dessa literatura e, por fim, tirar lições, aprendizados e ensinamentos de toda essa dinâmica que é tempo e literatura. Então vamos ao passado de Constantino para celebrarmos esse tempo presente que nós vivemos com muita expectativa de alcançar um futuro bem melhor, o qual a literatura pode proporcionar”, finaliza José Lourenço.

Sônia Machiavelli

O Banquete Literário “Festa de Babette” encerra a sua primeira temporada no dia 3 de junho, às 16 horas, quando a escritora e jornalista Sônia Machiavelli estará à frente do bate-papo “Morte e Vida Severina: o rio Jaguaribe no auto de João Cabral de Melo Neto”.


+ Artes