​Live sobre direitos humanos é destaque no Museu Casa de Portinari

  • Joaquim Felix
  • Publicado em 9 de dezembro de 2020 às 13:38
  • Modificado em 11 de janeiro de 2021 às 10:58
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Agenda mensal segue com atividades on-line culturais e artísticas

Nesta quinta-feira, 10 de dezembro, é celebrado o Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos. 

Para comemorar, o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, fará uma live sobre o tema, às 15h, com Virna Mac Cord Catão.

O evento on-line acontecerá por meio do Instagram e integra a campanha Sonhar o Mundo, iniciativa que articula e mobiliza os museus paulistas para as questões relacionadas aos Direitos Humanos. 

Ao vivo, Virna Mac Cord Catão, coordenadora e pedagoga na Casa de Acolhimento Valter Antonio Bessa, em Brodowski (SP), e Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), falará sobre a temática e tirará dúvidas dos participantes.

Ainda na quinta-feira (10), terá vídeo de Contação de história. 

Nessa edição, o público descobrirá o que aconteceu com Candido Portinari nos primeiros anos de sucesso em sua carreira artística e em sua vida pessoal.

Já o Domingo com Arte deste mês contará com a participação do artista plástico Antonio Ailton Rufato. 

Em vídeo, os internautas poderão observar Rufato produzindo, em tempo real, obras diversas, além disso compreender processos de criação, materiais e técnicas. Será em 13 de dezembro.

No dia 16, será a vez de conferir qual visitante ilustre esteve na Casa de Portinari, em 1940. 

A produção da equipe do Centro de Pesquisa e Referência do Museu apresenta os detalhes e curiosidades de mais um dos amigos de Candido Portinari que esteve no local.

Todas essas atividades e muitas outras estarão disponíveis pelas redes sociais (Facebook e Instagram – @museucasadeportinari) e, também, na página especial da programação do #CulturaEmCasa: www.museucasadeportinari.org.br/culturaemcasa.

 #SonharoMundo é uma iniciativa que articula e mobiliza os museus paulistas para as questões relacionadas aos Direitos Humanos, incentivando-os a dar visibilidade a esse tema por meio de programação cultural, educativa e de comunicação nas mídias sociais. 

A campanha parte do pressuposto de que os museus devem atuar como instrumentos de transformação social e reconhece sua contribuição para a formação de uma mentalidade coletiva, sensibilizando para a solidariedade, o respeito à diversidade cultural, o combate ao preconceito, à discriminação e à violência.