​Justiça decide: marca de calçados pode ter mesmo nome da Escola Pestalozzi

  • mmargoliner
  • Publicado em 5 de dezembro de 2015 às 11:25
  • Modificado em 5 de dezembro de 2015 às 11:25
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pedido da Fundação Pestalozzi de Franca queria impedir fabrica de usar o mesmo nome

Fundação Pestalozzi perdeu na Justiça ação para impedir fábrica de sapatos de usar o mesmo nome (Foto Reprodução)

Não há exclusividade no uso da marca quando se destinam a atividades diferentes. Foi o que decidiu a 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (SP e MS) ao negar o pedido da Fundação Educandário Pestalozzi para impedir uma empresa de calçados de utilizar o nome Pestalozzi em um de seus produtos.

Na ação, a fundação alegou que o uso da marca pela empresa violava seu elemento identificador e que, por esse motivo, o registro da companhia no Instituto Nacional de Propriedade Industrial deveria ser anulado. A fundação queria o direito de utilizar a sua marca com exclusividade em todo o território nacional.

Ao analisar o caso, a 1ª Turma do TRF-3 destacou que os precedentes jurisprudenciais vão no sentido de que nomes iguais para produtos diferentes não autorizam o uso exclusivo da marca.

“O direito de exclusividade do uso da marca não deve ser exercido de modo a impedir o uso de marca semelhante deferido para produto de classe diferente, excetuados os casos de marca notória ou de alto renome, bem como os casos de evidente má-fé”, escreveu o relator, desembargador Luiz Stefanini. 

Processo 0000398-77.2004.4.03.6113/SP


+ Economia