Jornalistas e influenciadores digitais “gringos” conhecem mais do calçado nacional

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 6 de dezembro de 2023 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Especialistas estrangeiros estão tendo mais informações; objetivo é fomentar negócios

Os diferenciais da indústria calçadista brasileira foram apresentados a jornalistas e influenciadores internacionais durante agenda especial desenvolvida junto à feira BFSHOW.

O Brazilian Footwear, programa mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), trouxe ao Brasil jornalistas da Argentina, Colômbia, Espanha e Itália e cinco influencers colombianos.

As ações contaram, além da visita à feira, que ocorreu em novembro, com atividades culturais que mostraram um pouco da cultura brasileira e visitas a duas fábricas de calçados.

Aposta certa 

A coordenadora de Promoção de Imagem da Abicalçados, Alice Rodrigues, destaca que as duas ações foram positivas para a imagem da indústria nacional.

“Na primeira edição da feira BFSHOW conseguimos mostrar a diversidade dos calçados brasileiros, com diferenciais de design, tecnologia e uma grande variedade de produtos. Os convidados tiveram a oportunidade de ver os calçados e conversar com as lideranças das empresas. Já nas visitas às fábricas eles puderam ver de perto o trabalho que é realizado nas unidades produtivas, desde o desenvolvimento, os testes até a fabricação de cada par de calçado”.

O jornalista argentino Mauricio Herzovich, editor da CueroAmerica, afirma que desde o anúncio da BFSHOW com a Abicalçados como organizadora do evento, assim como ocorre em outros países, o evento tem chamado atenção.

“E a feira foi excelente, muito preparada e com uma bela decoração, recebeu um grande número de compradores. Seguramente foi um grande impulso para o setor e será uma grande feira brasileira.”

Elogios internacionais 

A jornalista espanhola Maite Ruiz Atela, da revista Global Fashion Export, comenta que a viagem ao Brasil é sempre muito interessante.

“Comprovar o resultado de uma feira que foi idealizada há dois, foi um desafio que tive a oportunidade de presenciar. A organização e a atitude dos expositores foi muito boa. Os compradores ficaram contentes pelo equilíbrio e qualidade das propostas apresentadas. É uma certeza que a próxima edição da feira vai ser um sucesso e um desafio ainda maior. Foi uma experiência muito positiva e enriquecedora”, pontua.

Já o influenciador colombiano Jahir Rueda pontua que a agenda pensada para o grupo de influenciadores foi excelente.

“A mescla entre as visitas à feira e as atividades e experiências culturais permitiram conhecer mais o Brasil”, fala, ao dizer que a BFSHOW estava muito bonita.

Projeto Comprador 

Além dos Projetos Imagem e Influenciadores, a BFSHOW recebeu o Projeto Comprador. Mais de 150 compradores internacionais de 30 países e milhares de lojistas nacionais visitaram essa primeira edição do evento que é realizado pela Abicalçados e organizado pela NürnbergMesse Brasil.

Patrocinada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a feira tem a parceria oficial foi da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

O apoio foi dos sindicatos das indústrias de calçados de Franca, Rio Grande do Sul, Bahia, Paraíba, Estância Velha, Sapiranga, Birigui, Campo Bom, Dois Irmãos, Jaú, Fortaleza, Farroupilha, Parobé, Igrejinha, Nova Serrana e Novo Hamburgo.

A próxima edição da BFSHOW, que acontecerá no Transamérica, em São Paulo, apresentará coleções de Primavera/Verão no mês de maio do ano que vem.


+ Economia