Jornalista francano Bruno Piola lança livro em inglês sobre sobrevivente do Titanic

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 8 de junho de 2022 às 12:00
  • Modificado em 8 de junho de 2022 às 14:39
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Bruno Piola, jornalista e escritor francano, lançou biografia em inglês de um dos sobreviventes do naufrágio do Titanic, o juiz de paz Algernon Barkworth

Livro de Bruno Piola é a biografia de um dos sobreviventes do naufrágio do navio Titanic, em 1912 – foto Lindomar Cailton

 

Um dos maiores naufrágios da história mundial continua chamando a atenção e despertando a curiosidade de muitas pessoas ao redor do mundo.

O naufrágio do navio RMS Titanic aconteceu há mais de 110 anos. Na noite de 14 de abril de 1912, apenas 4 dias após sua viagem inaugural, o navio colidiu com um iceberg, afundando na madrugada do dia 15 de abril de 1912.

Na época, o Titanic era o maior navio de passageiros. Com 2.208 pessoas a bordo, a colisão com um iceberg deixou um saldo tenebroso de 1.496 mortos.

A trágica história já rendeu filmes, livros e ganhou milhares curiosos e pesquisadores em todo o mundo ao longo dos anos.

Uma dessas pessoas fascinadas pela história do Titanic é o jornalista e escritor francano, Bruno Piola, que lançou seu segundo livro sobre o assunto e o primeiro em inglês, no início do mês.

Algy – The Privileged Life of Titanic Survivor Algernon Barkworth é a biografia do juiz de paz Algernon Barkworth, um dos passageiros que sobreviveu ao naufrágio do Titanic.

De acordo com Bruno Piola, a ideia de lançar o livro surgiu em 2021, dando um enfoque diferente de tudo o que já havia sido publicado sobre o navio e seus sobreviventes. Bruno queria contar a história dos passageiros que hoje seriam integrados à comunidade LGBTQIA+.

A ideia inicial não deu certo, mas Bruno se deparou com a história de Algernon, que era homossexual. A personalidade do sobrevivente chamou a atenção de Bruno não apenas pela emocionante sobrevivência – Algernon ficou no navio até o final, conseguindo se salvar com um bote salva-vidas; mas também por sua trajetória de vida, tanto pessoal quanto profissional, pouco comum para os padrões da época.

Para produzir o livro, Bruno contou com a ajuda de dois pesquisadores ingleses, realizou inúmeras consultas às notícias de jornais da época e também entrou em contato com descendentes de Algernon, o Algy, e pessoas que também o conheceram.

O livro Algy – The Privileged Life of Titanic Survivor Algernon Barkworth, disponível para compra na Amazon, é riquíssimo em detalhes que podem fazer com que a obra do jornalista francano se torne também uma importante fonte de pesquisa para interessados no assunto.

Bruno Piola

Bruno Piola é jornalista, escritor e funcionário público em Franca – foto Lindomar Cailton

 

Bruno é jornalista, escritor e funcionário público em Franca, interessado por assuntos relacionados ao naufrágio do Titanic desde criança.

Hoje ele integra a Sociedade Histórica Brasileira do Titanic.

Uma curiosidade sobre Bruno é que ele nasceu exatamente 108 anos após a primeira e última viagem do RMS Titanic, no dia 10 de abril de 1990. “Acredito que por conta disso, tenho uma conexão muito forte com o assunto”, revela Bruno.

*Crédito das fotos: Lindomar Cailton / ilustração sobre o naufrágio do Titanic: O Observador


+ Literatura