Janeiro rende mais de R$ 117 milhões ao país com a exportação de calçados

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 17 de fevereiro de 2023 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Dados da Abicalçados revelam que foram embarcados 14,63 milhões de pares do Brasil

Dados da Abicalçados revelam que foram embarcados 14,63 milhões de pares do Brasil

Dados elaborados pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) apontam que, em janeiro, foram embarcados pelo país 14,63 milhões de pares, que geraram US$ 117,9 milhões.

Os resultados são superiores tanto em volume (4,5%) quanto em receita (16,6%) em relação ao primeiro mês de 2022, o que indica um crescimento da indústria calçadista nacional.

Em janeiro, o crescimento dos pares embarcados aos países membros da União Europeia mais do que compensou as quedas registradas para Estados Unidos e Argentina, historicamente os dois principais destinos do calçado brasileiro.

Segundo o presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, as exportações para o bloco econômico cresceram 29% em receita e 27,9% em volume.

“A desaceleração da inflação na região tende a beneficiar, gradativamente, o consumo de bens não essenciais, caso dos calçados”, avalia o executivo.

A Abicalçados destaca ainda que o FMI revisou – para cima – a projeção de crescimento do PIB para a Zona do Euro, que deve variar 0,7% em 2023 – previsão anterior era de 0,5%.


+ Economia