Janeiro Branco: Saiba reconhecer 11 sinais de que a sua saúde mental não está bem

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 11 de janeiro de 2023 às 12:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com a agitação do cotidiano, muitas pessoas acabam deixando a saúde mental de lado. Afinal, não percebem estar passando por algo mais grave

Muitas pessoas não percebem os sinais de que a saúde mental não vai bem e agravam o problema – foto Freepik

 

Com a agitação do cotidiano, muitas pessoas acabam deixando a saúde mental de lado. Afinal, não percebem estar passando por algo mais grave do que uma sobrecarga ou estresse do cotidiano.

Pensando em como alertar a sociedade para a importância de oferecer um maior cuidado à saúde mental, é que surgiu a campanha Janeiro Branco – com o tema: “A vida pede equilíbrio”.

A campanha busca promover reflexões acerca de ações e pensamentos voltados para o bem-estar emocional no ano que se inicia, simbolizando o recomeço.

Assim, o principal objetivo do Janeiro Branco é estimular a conscientização sobre a saúde mental e enfatizar o porquê de ser fundamental se atentar a esses cuidados.

Falar abertamente sobre o tema e identificar os sintomas são os primeiros passos. Por isso, separamos uma lista com 11 sinais de que a sua saúde mental não está bem.

Confira quais são eles e, claro, busque um médico especialista para te ouvir e iniciar um tratamento.

1. Isolamento

Isolar-se de todos ao seu redor, evitar sair com os amigos ou manter atividades sociais de lado, não é um bom sinal. Alguns desses hábitos podem estar relacionados a problemas de saúde, como:

– depressão;
– borderline;
– bipolaridade;
– TOC;
– ansiedades.

2. Pensamentos desordenados

Os pensamentos desordenados também estão presentes no sofrimento emocional e mental. É comum que as pessoas, nesses casos, se sintam confusas, paranoicas ou possuam dificuldade de concentração.

Portanto, caso isso seja muito frequente, é importante buscar ajuda médica para o devido tratamento.

3. Insônia

Muitas pessoas que apresentam algum tipo de transtorno emocional, também possuem distúrbio de sono. Esse desequilíbrio pode favorecer os casos de insônia, ou causam sono em excesso.

Além disso, distúrbios de sono levam ao desenvolvimento de outros sintomas, como:

– irritabilidade;
– cansaço;
– perda ou ganho de peso;
– alterações de humor.

4. Pessimismo

Visão distorcida da realidade, intensificação dos sentimentos e concentração nos aspectos negativos.

O pessimismo consiste em antecipar um resultado indesejável, muitas vezes como forma de autoproteção, sendo um nítido sinal de sofrimento mental para cuidar.

5. Cansaço físico e mental excessivo

Se ao longo do dia, você precisa fazer suas atividades com mais esforço do que o normal, ou se sente mais cansado do que realmente deveria estar, isso pode ser um indicativo de esgotamento mental, muito comum em quem sofre de Síndrome de Burnout. Procure manter hábitos mais saudáveis e, então, entre em contato com o seu médico.

6. Distúrbios alimentares

Seja pela diminuição no apetite, consumo excessivo de alimentos pouco nutritivos ou compulsão, os hábitos alimentares são um reflexo da mente.

Manter uma alimentação saudável pode ajudar a melhorar o bem-estar emocional, tal qual uma dieta ruim pode intensificar o problema.

7. Dores no corpo

O corpo também fala quando algo na mente não vai bem. Alguns especialistas entendem que dores físicas podem surgir a partir de problemas emocionais. Dores nos ombros e musculares são as mais frequentes.

8. Taquicardia

De acordo com especialistas, o batimento cardíaco acelerado e a arritmia cardíaca também são sintomas ligados a transtornos de saúde mental, podendo estar atrelados a crises de ansiedade, por exemplo.

Sensação de infarto e falta de ar são comuns nesses casos, busque ajuda!

9. Alterações frequentes de humor

Outro ponto que evidencia a anormalidade na saúde mental é a preocupação e ansiedade em excesso. A falta de controle desses sentimentos pode acabar levando a alterações drásticas de humor e comportamento.

Os impactos são percebidos nas emoções, mas também afetam o organismo.

10. Excesso de irritabilidade

Irritabilidade em excesso é um sinal de alerta para algo interno – ou mesmo externo – que não vai bem. Seja na rotina, na vida pessoal ou social, podem ser vários os motivos para a causa do problema. Por isso é importante identificá-los, visando amenizá-los.

11. Diminuição no autocuidado

A perda de alguns hábitos, como a higiene e o autocuidado, são indicativos de problemas emocionais. Muitas vezes atrelados a questões mentais, o desânimo e o sofrimento podem levar ao desleixo com a saúde e aparência.

A saúde mental é tão importante quanto a saúde física, e ignorar o que o seu corpo e mente têm a dizer pode ser extremamente prejudicial para a sua qualidade de vida.

Portanto, caso você identifique um ou mais sintomas mencionados, não deixe de buscar ajuda.

Promover mudanças de hábito – como otimização da rotina, autocuidado, e terapia – podem te ajudar a levar uma vida muito mais saudável e equilibrada.

*Informações TecMundo


+ Saúde