Já pensou em ter o prefeito da cidade de motorista? Veja caso de uma pequena cidade

  • Robson Leite
  • Publicado em 12 de junho de 2022 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Além de trabalhar como chefe de governo de Cannole, o prefeito acumulou a função de levar os alunos do segundo e terceiro anos até o colégio

Prefeito de cidade italiana assume van escolar após motorista ficar doente (Foto: Reprodução República)

O prefeito de Cannole, uma pequena comuna italiana de 1.700 habitantes, assumiu a van escolar que leva e traz 32 estudantes do ensino médio após o motorista ser diagnosticado com Covid.

Em março deste ano, Leandro Rubichi, 48 anos, se ofereceu para ficar no lugar de Giorgio Palano, que adoeceu devido ao vírus. Assim, além de trabalhar como chefe de governo de Cannole, o prefeito acumulou a função de levar os alunos do segundo e terceiro ano até o colégio IC de Cursi, a 6 km da sua pequena cidade, todos os dias, sempre às 7h30 da manhã.

Às 13h50, ele retornava à escola para buscar os estudantes, deixando-os em suas casas. “Faço isso com prazer e não apenas para poupar dinheiro”, disse, acrescentando que, se quisesse, poderia contratar um funcionário substituto.

Se tornar o motorista provisório foi possível porque Leandro tem carteira de habilitação especial, que permite que ele dirija ônibus, vans e outros veículos de transporte pesados.

Essa rotina se manteve por cerca de duas semanas, quando Giorgio retomou suas funções na pequena cidade.

Experiência como motorista

De acordo com Leandro, esta não foi primeira vez que ele assumiu a van escolar amarela de Cannole. Anos atrás, de fato, ele que era o motorista contratado da prefeitura!

Na época, ele era responsável por levar os jovens aos acampamentos escolares de verão

Desta vez, com o afastamento de Giorgio, o prefeito escolheu substituí-lo não apenas pelo prazer em dirigir, mas para evitar as despesas e a burocracia para contratar um novo motorista.

“Além disso, estou acostumado a estar com crianças e adolescentes, e levá-los aonde precisam chegar sem delongas”, disse.

Leandro teve dois empregos até 19 de março, quando Giorgio fez um teste de Covid que deu negativo, retomando seu trabalho no mesmo dia. “Agora, volto a ser prefeito em tempo integral”, completou o italiano.

(Com informações do portal Razões para Acreditar e Mezzopieno)


+ Cotidiano