Já ouviu falar na síndrome do impostor? Descubra se você está se autossabotando!

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 27 de junho de 2021 às 13:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Para quem não conhece, a síndrome do impostor é um fenômeno psicológico que pode gerar um sentimento de incapacidade no indivíduo

síndrome do impostor

Síndrome do impostor abala a autoconfiança e causa sensação de inferioridade

 

Ter autoconfiança e saber reconhecer suas próprias qualidades e habilidades é algo fundamental tanto para a vida pessoal quanto profissional.

Mas você sabia que existe uma síndrome que abala a autoconfiança da pessoa, causando uma sensação de inferioridade?

Para quem não conhece, a síndrome do impostor é um fenômeno psicológico que pode gerar um sentimento de incapacidade no indivíduo e, a longo prazo, ser muito prejudicial para a sua saúde mental.

Para saber mais sobre o assunto, a psicóloga Mariana Massari, explicou vários pontos importantes sobre a síndrome do impostor e seus sintomas. Confira!

Afinal, o que é e como funciona a síndrome do impostor?

De acordo com a psicóloga Mariana Massari, a síndrome do impostor pode ser considerada um problema grave, pois afeta diretamente o emocional do indivíduo.

“Como o próprio nome diz, a pessoa se sente como uma impostora, tendo a sensação de que não tem qualidades que os outros veem nela e que outras pessoas vão descobrir isso a qualquer momento”.

“Há o sentimento de não merecimento, inadequação, de não pertencer àquele lugar. Portadores dessa síndrome tendem a temer ser desmascarados, o que os fazem rejeitar o sucesso”.

“O impacto da síndrome é enorme, causando ansiedade e insegurança constantes. Eles preferem não se arriscar e não fazer movimentos na carreira e na vida”, explica.

“Por causa da inferior percepção de si e de suas conquistas, os portadores da síndrome negam, diminuem ou desqualificam os resultados positivos e se sentem fraudulentos ou enganadores quando são reconhecidos legitimamente por tal”.

“Esses resultados positivos podem ocorrer em decorrência de suas habilidades, dedicação, personalidade e podem gerar benefícios acadêmicos e profissionais”.

“A pessoa com essa síndrome pensa, automaticamente, como algo inevitável, que está sendo superestimada, lembrando apenas de opiniões negativas que não condizem com o seu sucesso”, complementa Mariana.

Quais são os principais sintomas da síndrome do impostor?

Para que você saiba identificar se está (ou não) com a síndrome do impostor, a psicóloga dá dicas de como reconhecer os sintomas e, assim, detectar um possível ciclo de estresse e autossabotagem.

“Os principais sintomas incluem ansiedade, medo de receber opiniões, desqualificação de elogios, crença de que o sucesso é consequência do acaso. Podem ter tendência a procrastinar ou a planejar demais suas ações, o que se reflete no ciclo da síndrome: ‘Tudo que conquistei foi devido a ‘X’, e não porque sou inteligente ou capaz'”, destaca a profissional.

Aprenda pequenas atitudes que podem ajudar no tratamento dessa síndrome

Você sabia que existem pequenas atitudes e hábitos que podem ajudar no tratamento da síndrome do impostor?

De acordo com a psicóloga, realizar pequenas mudanças de comportamento diário faz toda a diferença para o processo de recuperação do indivíduo.

“Algumas atitudes que podem ajudar quem se sente assim são: não se comparar a colegas, reforçar pontos positivos e talentos, buscar autoconhecimento, solicitar opiniões de pessoas próximas e de confiança, verificar se há sentido em pensamentos do tipo ‘não sou bom o suficiente’, procurar evidências reais que refutam essa crença, olhando tecnicamente seu trabalho como se fosse de outra pessoa”.

“Muitas vezes, somos mais gentis com o outro do que com nós mesmos. O importante é buscar formas de trabalhar sua autopercepção e a percepção da realidade como ela é”, recomenda Mariana.

Vale destacar que o acompanhamento de um psicólogo é imprescindível para a devida recuperação da síndrome.

“O ideal, em todos os casos, é buscar ajuda psicológica para que um profissional habilitado possa ajudar a identificar as crenças, comportamentos e sintomas”.

“Quando temos uma crença de não merecimento, agimos de acordo com ela, sabotando oportunidades profissionais. Entender isso e perceber quando fazemos isso nos dá a possibilidade da mudança. Na impossibilidade de fazer isso, uma estratégia de checagem da realidade pode ajudar”, finaliza Mariana.

*Informações Conquiste sua Vida


+ Comportamento