Isolamento social em São Joaquim da Barra é o maior no estado de São Paulo

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 19 de março de 2021 às 14:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Município aparece à frente de cidades como Ribeirão Preto, que, com 50% de adesão, ocupa o 16° lugar. Franca tem o pior índice do estado: 35%

Praça central em São Joaquim da Barra, fechada por conta da pandemia. Foto – A CidadeOn

 

São Joaquim da Barra apresenta uma taxa de 63% de isolamento social, liderando o ranking do estado de São Paulo.

Franca é a cidade do estado de São Paulo com índice de isolamento mais baixo, em torno de 35%, e nem figura no ranking das 20 cidades com taxa de isolamento a próximo do ideal.

O alto índice de adesão é resultado da conscientização popular, segundo a assessora municipal de Saúde, Cleire Napolitano.

“É um índice expressivo, um valor relativamente bom, podemos melhorar mais. Não fizemos nenhuma campanha específica para que isso acontecesse. Acredito que a população esteja mais consciente, respeitando mais e com medo. Esperamos que nosso índice cresça.”

Assim como o restante do estado, a cidade de 52 mil habitantes está na fase emergencial do Plano São Paulo.

Segundo atualização do boletim epidemiológico, na quinta-feira (18), o município registra 2.428 casos de Covid-19 e 41 óbitos. Outros 25 pacientes seguem internados para tratamento da doença.

Vagas em hospitais

A situação de São Joaquim da Barra em relação a oferta de leitos ainda preocupa os moradores, apesar dos bons índices de isolamento.

Hoje, a cidade registra 100% de ocupação — são 15 vagas na terapia intensiva e 10 na enfermaria. Segundo a assessora de Saúde, o hospital de campanha será reaberto.

“Nossa UTI chegou a 100%, nossas enfermarias estão lotadas, mas temos que considerar que também recebemos pacientes da região. O hospital de campanha vai ser reinaugurado e, no mais tardar, amanhã já estamos funcionando”, afirma Cleire.

O médico infectologista Rubens Pereira dos Santos reforça a importância das medidas sanitárias e do isolamento em todas as cidades da região.

“Neste momento é distanciamento social, isolamento. Só sair de casa se for muito necessário e nesse sentido, temos que parabenizar São Joaquim da Barra. Com 63% de isolamento, está colaborando muito.”

*Informações G1


+ Cidades