IPVA fica 22% mais caro em SP e tem 9% de desconto para pagamento à vista em janeiro

  • Robson Leite
  • Publicado em 22 de dezembro de 2021 às 17:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Devido à alta da inflação, do dólar e da falta de suprimentos para a indústria automobilística, preços dos veículos novos e usados subiram

O motorista de São Paulo deve preparar o bolso. O IPVA de 2022 deve subir até 22,5% por conta do aumento no preço dos automóveis. Isso vai acontecer porque IPVA é calculado sobre o valor venal dos veículos – 4% no caso dos carros de passeio.

“O que acontece é que os carros estão mais caros. Devido à alta da inflação e do dólar e da falta de suprimentos para a indústria automobilística, os preços dos veículos subiram. É um dos reflexos da pandemia”, afirma o secretário da Fazenda e Planejamento, Henrique Meirelles.

Por conta disso, o governo de São Paulo ampliou o prazo de parcelamento de três para cinco parcelas, a partir de fevereiro. “É a forma de atenuar a situação”, diz Meirelles.

Os contribuintes que conseguirem pagar o IPVA em parcela única, em janeiro, terão desconto de 9%. Para quem pagar em cota única em fevereiro ou escolherem parcelar, o desconto será de 5%.

Para os donos de veículos 0 km, o desconto continua em 3% no pagamento até o quinto dia da emissão da nota fiscal.

Veja opções de pagamento:

– Cota única em janeiro com desconto de 9%, de acordo com o final de placa;

– Cota única em fevereiro com desconto de 5%, de acordo com o final de placa;

– Parcelamento em 5 vezes, de fevereiro a junho, com 5% de desconto, de acordo com o final de placa.

Maiores valorizações

A maior valorização foi registrada nos preços de venda de caminhões usados (25,17%). Em seguida, aparecem as camionetas e utilitários, com 23,50%. As motocicletas fecharam em 23,33%.

Já os preços de venda de automóveis registraram média de 21,99% acima do valor apurado no ano anterior. Os ônibus e micro-ônibus tiveram 15,57% de variação.

As alíquotas do imposto para veículos particulares novos e usados permanecem as mesmas: 4% para carros de passeio; 2% para motocicletas e similares, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado; além de 1,5% para caminhões.

Já a alíquota para os veículos de locadoras, registrados em São Paulo, será reduzida de 4% para 1%, conforme projeto aprovado pela Alesp. Em razão de menor alíquota os descontos para pagamento não se aplicam a esses veículos.


+ Economia