Ipem-SP verifica e libera os radares na rodovia Candido Portinari, em Batatais

  • Robson Leite
  • Publicado em 21 de dezembro de 2021 às 17:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Depois de conferidos, os instrumentos foram aprovados para continuar fiscalizando o trânsito de veículos naquele trecho.

 

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) realizou verificação metrológica nos radares instalados na praça de pedágio da rodovia Candido Portinari (SP 334), km 344, em Batatais.

Depois de conferidos, os instrumentos foram aprovados para continuar fiscalizando o trânsito de veículos naquele trecho.

Diariamente, o Ipem-SP realiza a verificação metrológica dos radares, instrumentos utilizados para medir e registrar velocidade destinados ao monitoramento do trânsito, em todo o Estado de São Paulo.

Conforme a Portaria Inmetro 544/2014, é obrigatória a verificação metrológica uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo.

Certificado de validade

A verificação metrológica no radar leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do Ipem-SP e a equipe da empresa responsável pelo instrumento.

Em caso de chuva, a verificação é cancelada. O cancelamento também pode ocorrer poucas horas antes do agendado, conforme solicitação dos agentes de trânsito ou empresa responsável pelo equipamento.

Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro.

Em caso de excesso de velocidade, para aplicação de multas, o equipamento precisa estar verificado pelo Ipem-SP.

A ação foi realizada pela equipe de fiscalização da regional do instituto em Ribeirão Preto.

Mais

O IPEM é uma autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça, e órgão delegado do Inmetro,


+ Justiça