Ipem-SP verifica balanças de precisão de farmácia de manipulação de Franca

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 22 de maio de 2021 às 14:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer à Ouvidoria, pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h

A fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas esteve verificando as balanças das farmácias de manipulação de Franca

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) realizou nesta sexta-feira, 21 de maio, a verificação inicial de três balanças de precisão classe II, da Farmaregra Comércio e Produtos Farmacêuticos Ltda. de Franca.

Os instrumentos foram aprovados.

As verificações metrológicas ocorreram na sede da regional do Ipem-SP em Ribeirão Preto.

Na fábrica, a equipe do Ipem-SP realizou o Exame de Conformidade de Modelo Aprovado.

Na ocasião, foi feita a verificação da conformidade do instrumento às características de construção descritas na portaria de aprovação de modelo baixada pelo Inmetro, e específica para o modelo inspecionado.

Na sequência foram realizados os Ensaios de Medição.

A balança é submetida aos ensaios de determinação de erros de medição, utilizando-se para isso padrões rastreados ao Inmetro.

Sempre que um instrumento de medição é verificado e aprovado, recebe uma marca de verificação inicial.

Recebe também uma marca de selagem, (selo de material plástico contendo o símbolo do Inmetro) objetivando garantir a inviolabilidade do instrumento.

A ação foi realizada pela equipe de fiscalização da regional do instituto em Ribeirão Preto.   

Ipem-SP 

O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro.

Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza diariamente, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras.

Bombas de combustíveis

O órgão fiscaliza balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, brinquedos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais.

É seu papel também proteger o consumidor para que este leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou.

Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: [email protected].


+ Justiça