Ipem-SP lança sistema para localização de bombas de combustíveis antifraudes

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 29 de abril de 2025 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Anúncio foi feito pelo superintendente Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, no evento em comemoração dos 58 anos da instituição

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), anunciou uma iniciativa voltada à proteção do consumidor: o lançamento da plataforma de um sistema inovador que permite à população localizar postos com bombas de combustíveis dotadas de tecnologia antifraude.

A novidade foi apresentada durante a cerimônia de comemoração do aniversário do instituto, na sede da instituição. O evento reuniu autoridades, servidores e convidados em um momento simbólico de avanço tecnológico e de ampliação do diálogo com a sociedade.

O sistema inovador para localizar bombas medidoras de combustíveis com tecnologia antifraude é voltado diretamente ao consumidor.

A ferramenta on-line permitirá que qualquer cidadão, por meio de um mapa digital, encontre postos de combustíveis que utilizam bombas com a chamada “tecnologia antifraude” — dispositivos que impedem alterações indevidas na quantidade de combustível entregue ao consumidor.

Práticas ilícitas

A medida visa aumentar a transparência e combater práticas ilícitas, como o fornecimento de volumes inferiores aos pagos pelos motoristas.

“Essa é uma conquista importante na luta contra fraudes no setor de combustíveis. Agora, o consumidor terá mais autonomia para escolher postos que garantem mais segurança e confiança”, afirmou o secretário da Justiça e Cidadania.

“Os desafios são grandes, mas o Ipem-SP tem uma trajetória marcada pelo pioneirismo e pela inovação, contando com uma equipe comprometida, que veste a camisa da instituição e deseja fazer a diferença”,
explica o superintendente.

Segundo ele, “o Instituto nunca se acomodou, sempre esteve na dianteira – e não será diferente agora. O Estado de São Paulo pode confiar que estamos trabalhando diariamente para transformar desafios em oportunidades. Temos plena consciência de nossa responsabilidade de apoiar o setor produtivo, promovendo dignidade, diálogo e desenvolvimento”.

Estratégia de inovação

A subsecretária de Competitividade e Desenvolvimento Regional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Júlia da Motta, enalteceu a importância do instituto no desenvolvimento econômico do Estado de São Paulo.

“O Ipem-SP é uma grande ferramenta pro desenvolvimento econômico do Estado de São Paulo. Exalto as estratégias de inovação e competitividade, que fortalecem a abertura de novos mercados internacionais e contribuem para a exportação”.

O secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto de Souza, demonstrou satisfação com os projetos apresentados. “Fico feliz que o Ipem-SP esteja lançando projetos que ofereçam educação e informação para o consumidor, possibilitando autonomia e segurança nas relações de consumo”.

O Ipem-SP, criado em 1967, é responsável pela verificação de instrumentos de medição, fiscalização de produtos com o selo do Inmetro e ações voltadas à proteção do consumidor e da concorrência leal.

Modernização de processos

Ao longo de quase seis décadas, o instituto tem se destacado pela modernização de seus processos e pelo fortalecimento do seu papel como referência em metrologia no Brasil.

As novas iniciativas lançadas no 58º aniversário reforçam o compromisso do Ipem-SP com a inovação, a infraestrutura da qualidade, a transparência, e a educação, alinhando tradição e tecnologia em benefício da sociedade.

Em Franca, apenas o posto Mário Roberto, no cruzamento das avenidas Dr. Ismael Alonso Y Alonso e Avenida Champagnat aparece no sistema com quatro bombas homologadas.

O consumidor pode acessar o  site https://www.ipem.sp.gov.br/index.php/component/sppagebuilder/page/2200 inserir a cidade e identificará qual posto de combustíveis já tem a nova bomba medidora antifraudes.

O painel de postos com bombas certificadas e mais seguras será atualizado constantemente pelo Ipem-SP.


+ Economia