Instituto Chuí e Hapvida fazem “live” sobre Alimentação Saudável e Atividade Física

  • Nene Sanches
  • Publicado em 24 de fevereiro de 2022 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Na live será mostrado que, além de melhorar a alimentação e o condicionamento físico, a atividade física diminui a ansiedade e o estresse

Atividades do projeto são realizadas na pista de atletismo do Poliesportivo e no Parque de Exposições Fernando Costa

Ter uma vida saudável e mais ativa é o ideal para todas as pessoas. Pensando nisso o Instituto Chuí de Esporte criou o projeto Hapvida + Saúde, que oferece, de forma gratuita, atividade física orientada para a população com aulas de corrida e caminhada.

Em pleno desenvolvimento, as atividades acontecem em dois locais de Franca: pista de atletismo do Poliesportivo e Parque de Exposições Fernando Costa.

O projeto conta com profissionais da área de Educação Física que estão sempre preocupados com o bem-estar dos alunos.

E de olho nesta melhora da qualidade de vida das pessoas, o instituto realizará uma palestra on-line nesta quinta-feira, dia 24, às 19h, onde o tema será a importância e os benefícios de praticar exercícios, aliados aos cuidados com a alimentação.

Energia

Entre os palestrantes está o nutricionista da Hapvida, Arthur Henrique Pereira Luna. Ele faz um alerta: para praticar atividade física o corpo precisa de vários nutrientes que são importantes para dar energia, manutenção e principalmente para recuperação pós-exercícios.

Além dos cuidados com os tipos de alimentos, é importante lembrar-se da nutrição esportiva, que tem como objetivo melhorar o indivíduo na atividade física através da alimentação ou até mesmo suplementação, caso precise.

“Dentro do programa Hapvida + Saúde já acompanhei vários pacientes. Os resultados são excelentes, melhoras de taxas, bem-estar, perda de peso ou até mesmo ganho, e o principal, o paciente se sente bem com a atividade física”, diz o nutricionista.

Mudança de hábitos

Ele se diz “feliz por poder contribuir com o programa. Toda a família do projeto está de parabéns. Tenho orgulho de vestir essa camisa”.

Mudar os hábitos alimentares é o primeiro passo para começar a melhorar a saúde. Para que os resultados sejam aperfeiçoados é preciso também fazer atividade física.

No projeto Hapvida + Saúde os participantes também contam com o apoio de um professor de Educação Física, Lucas Barros, que explica a importância de ter um acompanhamento profissional na hora realizar um exercício físico.

“As lesões são o maior risco para quem se exercita sem a supervisão. E isso acontece porque quem pratica atividade física sem orientação acaba fazendo exercícios de maneira inapropriada. Existem também casos de pessoas que optam por atividades que estão além dos seus limites físicos”, alerta Lucas.

Capacidade cognitiva

Na live desta quinta-feira, dia 24, os dois especialistas também irão mostrar que, além de melhorar a alimentação e o condicionamento físico, a prática regular de atividade física amplia a capacidade cognitiva e diminui os níveis de ansiedade e estresse de maneira geral.

Embasados em vários estudos, eles também irão mostrar outros pontos positivos da prática esportiva: transformação de vida, resgate de autoestima, pessoas que emagrecerem muito e melhoraram suas vidas em todos os âmbitos.

“Pessoas estão vencendo a depressão, em outras a família toda mudou os hábitos e estão tendo esse momento de qualidade juntos. Queremos incentivar e tocar ainda mais pessoas dos benefícios do esporte e da alimentação saudável”, finalizou Lucas Barros.

Sobre o projeto

O Projeto Hapvida + Saúde oferece aulas de corrida e caminha para toda população acima de 15 anos. São atendidas mais de 200 pessoas e existem vagas abertas. O projeto é executado pelo Instituto Chuí de Esporte através de recursos da Lei de Incentivo ao Esporte com o patrocínio da Hapvida.

Serviço

Evento: Palestra On-line

Horário: 19h

Local: YouTube e Facebook do Instituto Chuí

Tema: Alimentação Saudável e Atividade Física

Palestrantes: Arthur Henrique Pereira Luna, nutricionista e Lucas Barros, educador físico.


+ Saúde