Instalação da Aglomeração Urbana de Franca será realizada na segunda, 30

  • Entre linhas
  • Publicado em 27 de julho de 2018 às 23:25
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Iniciativa tende a resultar em mais facilidade para a captação de investimentos para municípios

O subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita estará presente na cerimônia

Na próxima segunda-feira (30), a partir das 10h, na sede da Acif (Associação do Comércio e Indústria de Franca), o Governo do Estado de São Paulo promove a instalação do Conselho de Desenvolvimento da Aglomeração Urbana da Região de Franca. O encontro deve contar com a presença do subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita, e do presidente da Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano), Luiz José Pedretti, e marcará a posse dos conselheiros do órgão e a eleição dos dirigentes da Aglomeração Urbana.

Criada pela Lei Complementar 1323/2018, sancionada pelo governador Márcio França (PSB), a Aglomeração Urbana de Franca reúne 19 municípios: Aramina, Buritizal, Cristais Paulista, Franca, Guaíra, Guará, Igarapava, Ipuã, Itirapuã, Ituverava, Jeriquara, Miguelópolis, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina, São Joaquim da Barra e São José da Bela Vista. As populações das cidades somam cerca de 700 mil habitantes, segundo o IBGE.

A criação da Aglomeração Urbana de Franca traz potenciais ganhos para suas cidades. A definição de políticas públicas para o conjunto de municípios envolvidos tende a resultar em mais facilidade para a captação de investimentos e em soluções ao mesmo tempo mais eficientes e mais baratas. Beneficia, ainda, o planejamento de médio e longo prazo para a região.

O início das discussões sobre a Aglomeração Urbana da Região de Franca se deu em setembro de 2016, a partir de audiências entre o deputado estadual Roberto Engler e o subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita, na capital.

Em maio último, o governador Márcio França sancionou a lei complementar 1323/2018, que oficializou a criação da Aglomeração Urbana de Franca. Em junho, Márcio França esteve em Franca e entregou o Certificado de Reconhecimento aos municípios que compõem o órgão regional.


+ Política