INSS: prova de vida volta a ser obrigatória para aposentados e pensionistas em 2022

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 21 de dezembro de 2021 às 16:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Segundo o INSS, cerca de 3,3 milhões de pessoas podem ter o benefício suspenso se não regularizarem a situação no próximo ano

Meu INSS: o que dá para fazer pelo app

Prova de vida para aposentados e pensionistas do INSS volta a ser obrigatória a partir de janeiro de 2022

 

Aposentados e pensionistas que recebem pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), devem estar atentos, pois a prova de vida voltará a ser obrigatória em janeiro de 2022.

Segundo o INSS, cerca de 3,3 milhões de pessoas podem ter o benefício suspenso se não regularizarem a situação no próximo ano.

Para os segurados da iniciativa privada, a prova de vida pode ser realizada nas agências do INSS, na agência do banco onde o segurado recebe seu pagamento ou por meio do aplicativo Meu INSS.

Assim como no caso dos servidores públicos, a prova de vida digital também exige o cadastro da biometria facial cadastrada nos sistemas do Denatran ou do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As pessoas acima de 80 anos ou com dificuldade de locomoção podem pedir a prova de vida no domicílio do segurado. Nesse caso, é necessário agendar um horário através da central 135 ou do aplicativo Meu INSS.

*Informações Agência Brasil


+ Aposentados