INSS pode bloquear pagamento de milhares de beneficiados por causa desse motivo

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 12 de fevereiro de 2024 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Caso não sejam localizadas informações, o aposentado ou pensionista será convocado a demonstrar que está vivo e cumprir a legislação

Milhares de beneficiários do INSS poderão ficar sem receber os seus benefícios. A instituição está entrando em contato com esses cidadãos para tentar resolver a situação sem que haja nenhum tipo de bloqueio dos pagamentos.

As notificações do INSS estão sendo enviadas para o aplicativo de mais de 4 milhões de aposentados e pensionistas nascidos nos meses de janeiro, fevereiro e março.

Essas pessoas foram identificadas como não localizadas nas bases de dados do governo federal, ficando sujeitas ao risco de terem seus salários bloqueados. A notificação também é realizada por meio dos aplicativos bancários.

Risco de Bloqueio do INSS

O INSS destaca que esses 4.351.557 beneficiários devem comprovar que estão vivos, uma vez que as buscas nas bases de dados públicos não apresentaram informações atualizadas sobre eles.

A razão para a notificação é o atraso na realização da prova de vida, agora sob responsabilidade da Previdência Social desde janeiro do ano passado.

Para evitar o bloqueio do salário do INSS, é importante que os cidadãos passem pela prova de vida. O processo de comprovação agora envolve o cruzamento de dados de diversas plataformas para encontrar o beneficiário.

Caso não sejam localizadas informações, o aposentado ou pensionista será convocado a demonstrar que está vivo, podendo realizar o procedimento pelos seguintes meios:

Como fazer a prova de vida

App do Meu INSS (com biometria cadastrada no TSE ou Denatran);

App do banco responsável pelo recebimento do salário (com biometria cadastrada);

Atendimento presencial em uma agência da Previdência ou agência bancária.

Segundo o portal FDR, após 60 dias das notificações via aplicativo, Central 135 ou notificação bancária, se não houver a comprovação de vida, o pagamento do benefício poderá ser bloqueado.


+ Aposentados