INSS explica aviso sobre prova de vida e diz que aposentadoria não será suspensa

  • Robson Leite
  • Publicado em 8 de fevereiro de 2024 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Instituto pede para as pessoas atualizarem seus dados no sistema para que possa localizar os aposentados e pensionistas

O benefício de aposentados e pensionistas não vai ser suspenso pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por falta da prova de vida presencial.

Esse é o alerta do INSS, que ainda precisa confirmar informações de mais de 4 milhões de pessoas com datas de aniversário entre janeiro e março.

Segundo a Previdência, aumentou a procura por atendimento nas agências depois que um comunicado foi enviado pelo aplicativo Meu INSS e pelos bancos.

Mas o aviso era apenas para dar conhecimento aos aposentados e pensionistas de que seus dados ainda não estavam comprovados.

Atualização de dados

Para comprovar a vida, não é preciso ir até o banco ou a uma agência do INSS. O próprio instituto vai atrás de cada beneficiário, no endereço indicado no cadastro da Previdência.

E é esse o ponto central: manter os dados e endereço atualizados, para que os agentes consigam localizar cada pessoa.

Esses dados são cruzados com as outras informações na base do governo, e isso deve ser feito para ajudar o INSS na comprovação de vida das pessoas.

Segundo notícia da Agência Brasil (veja aqui), outros dados também são procurados pelo instituto para evitar a suspensão de benefícios de forma indevida.


+ Aposentados