Inmet emite alerta por conta do calor intenso em 9 estado; SP está na lista

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 20 de setembro de 2023 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Válido até o domingo, às 18h, o alerta vermelho é emitido quando um fenômeno meteorológico é de intensidade excepcional

Onda de calor intenso deve atingir o ápice neste fim de semana – foto Freepik

 

O aumento da intensidade da onda de calor que afeta o Brasil fez o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aumentar, nesta quarta-feira (20), o nível do alerta e colocar mais estados sob um aviso de “grande perigo” por causa das temperaturas acima da média.

A onda de calor começou na segunda-feira (17) e deve ter o ápice neste fim de semana, com tendência de ainda afetar regiões do interior na próxima semana. Em algumas localidades, são previstas marcas na casa dos 43°C.

O mais recente alerta do Inmet é da categoria “vermelho”, que significa “grande perigo”. Ao todo, são nove estados sob o alerta:

Minas Gerais (MG)
Paraná (PR)
Rio de Janeiro (RJ)
São Paulo (SP)
Mato Grosso (MT)
Pará (PA)
Goiás (GO)
Mato Grosso do Sul (MS)
Tocantins (TO)

O alerta é válido até as 18h de domingo. De modo geral, um alerta vermelho, segundo o Inmet, é emitido quando é esperado um fenômeno meteorológico de “intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”.

Antes do alerta vermelho, estava em vigor um aviso meteorológico de nível laranja (que significa perigo). Ele estava válido para sete estados: TO, SP, PR, MT, MS, MG e GO.

Os comunicados do Inmet ocorrem quando o Centro-Sul do país vive uma onda de calor atípica. Ela vai chegar ao ápice, com prováveis recordes, no fim de semana.

A elevação dos termômetros tem relação direta com o El Niño muito mais rigoroso neste ano e com a Crise do Clima (causada pela emissão de gases de efeito estufa), que torna os eventos climáticos extremos mais comuns.

*Informações G1


+ Tempo