Ingerir estas duas bebidas diariamente previne ataques cardíacos e AVC’s

  • Salvador Netto
  • Publicado em 2 de novembro de 2020 às 22:32
  • Modificado em 11 de janeiro de 2021 às 07:13
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ambas as bebidas são ricas em flavonoides – substâncias químicas vegetais saudáveis e antioxidantes

Beber um copo de vinho ou uma xícara de chá por dia pode ajudar a prevenir a ocorrência de enfartes e acidentes vasculares cerebrais (AVC’s), revela um novo estudo. 

Ambas as bebidas são ricas em flavonoides – substâncias químicas vegetais saudáveis e antioxidantes que ajudam a reduzir a pressão arterial.

Outros alimentos abundantes em flavonoides incluem maçã, frutos vermelhos e chocolate preto.

O estudo, que teve ínicio em 1990 e incluiu mais de 25 mil pessoas da cidade de Norfolk, entre os 40 e 79 anos, no Reino Unido, trata-se da evidência científica mais forte até hoje a estabelecer uma ligação direta entre dieta e hipertensão.

O líder da pesquisa, o professor Gunter Kuhnle, nutricionista na Universidade de Reading, disse: “estudos prévios conduzidos em amostras proporcionais mais amplas sempre dependeram de dados relatados pelos indivíduos para as suas conclusões”.

“Mas, este é o primeiro estudo epidemiológico que investiga objetivamente a associação entre compostos específicos bioativos e saúde”, acrescentou.

“Estamos extremamente contentes que o nosso estudo tenha conseguido detectaruma associação pertinente e significativa entre o consumo de flavonoidese a diminuição da pressão arterial”.

A diferença na pressão arterial entre aqueles com menor e maior 10% consumo de flavonoidesestava entre os 2 e 4 mmHG(milímetros) de mercúrio.

Tal sugere que uma maior ingestão da substânciapode reduzir eficazmente o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, e inclusive de morte.

Os flavonoidessão encontrados em abundância nas uvas vermelhas.

Kuhnle afirmou: “este estudo nos dá dados objetivos acerca da associação entre o consumo de flavonoides – presentes no chá e em algumas frutas — e na pressão sanguínea”.

Os flavonoides são responsáveis por melhorarem a circulação de oxigênio e de nutrientes, consequentemente melhorando e preservando a saúde cardiovascular, do cérebro e da pele.